ICGEB recebe propostas até 15 de março

Agência FAPESP – Termina no dia 15 de março o prazo para que as instituições de ensino e pesquisa brasileiras, interessadas em participar da programação de 2009 do Centro Internacional de Engenharia Genética e Biotecnologia (ICGEB, na sigla em inglês), apresentem propostas para programas de pesquisa colaborativa, encontros e cursos do centro.

As propostas devem ser encaminhadas ao escritório do centro no Brasil, representado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).

A iniciativa visa a estimular a interação entre o ICGEB e sua rede de centros afiliados, além de criar programas específicos aos dois países participantes em áreas como saúde pública, indústria e meio ambiente, botânica, agricultura e ciências básicas.

Segundo o MCT, a duração máxima dos programas de pesquisa colaborativa é de 36 meses. Já os cursos teóricos e práticos têm duração de uma a duas semanas e são realizados nos dois centros de pesquisa do ICGEB: em Trieste, na Itália, e em Nova Déli, na Índia, e também em instituições de ensino e pesquisa dos 55 países membros que o compõem.

Os candidatos ao Programa de Bolsas de Estudos para os cursos de doutorado e pós-doutorado têm até 31 de março para concorrer a vagas. Apenas o Programa de Doutorado-Sanduíche não tem data-limite de inscrição.

Para os cursos de doutorado e pós-doutorado, as bolsas flexíveis e de curta duração são oferecidas apenas para pesquisa colaborativa em andamento entre pesquisadores. O Programa de Doutorado-Sanduíche é destinado a alunos que estejam envolvidos em projeto de doutorado em seu próprio país e estejam estudando assuntos correlatos a uma das áreas de pesquisa dos grupos vinculados ao centro.

O ICGEB foi criado em 1983 pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Unido) com o objetivo de promover a cooperação internacional para o desenvolvimento e a aplicação pacífica da engenharia genética e da biotecnologia, particularmente entre os países em desenvolvimento.

No Brasil, o centro é coordenado pela Coordenação de Biotecnologia da Secretaria de Política e Programas de Pesquisas e Desenvolvimento do MCT.

Mais informações: www.mct.gov.br/index.php/content/view/4969.html

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.