No dia 20 de maio, às 14h, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) vai realizar o webinário Preparação e resposta a emergências sanitárias: desafios globais e o caso dos Brics. A atividade será transmitida pelo canal da Ensp/Fiocruz no YouTube, não é necessário fazer inscrição para participar. O evento tem como público-alvo pesquisadores, estudantes e trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) interessados no tema da preparação e resposta a emergências sanitárias em perspectiva global e, particularmente, o caso dos países do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).
Com a coordenação do pesquisador Carlos Machado de Freitas e organização da pesquisadora Adelyne Mendes Pereira, o evento contará com os seguintes palestrantes: Deisy Ventura, professora da Faculdade de Saúde Pública (FSP-USP) e vice-diretora do Instituto de Relações Internacionais (IRI-USP); Eduardo Hage, pesquisador da Fiocruz Brasília e membro do Painel de Especialistas da Organização Mundial da Saúde para o RSI; e do embaixador Alexandre Ghisleni, da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais (AISA/Ministério da Saúde). Deisy Ventura abordará o processo de reforma do Regulamento Sanitário Internacional (RSI) e do acordo sobre pandemias, enquanto Eduardo Hage tratará dos desafios globais para preparação e resposta a emergências sanitárias. Por fim, Ghisleni enfocará os desafios e possibilidades dos Brics em face às emergências sanitárias.
Como parte do projeto de pesquisa Governança e respostas nacionais dos Brics à Covid-19: caminhos, desafios e lições para os sistemas de saúde em contextos desiguais, o evento pretende promover debate e reflexões sobre as emergências sanitárias, tema atual e de grande importância para o futuro do sistema de saúde no Brasil e no mundo. A partir da participação de especialistas, com larga experiência e atuação no tema, a ideia é dialogar sobre os desafios para a preparação e resposta a grandes crises de saúde em perspectiva global e, no caso específico de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, que formam o bloco Brics.
O webinário será realizado no âmbito da pesquisa Governança e respostas nacionais dos Brics à Covid-19: caminhos, desafios e lições para os sistemas de saúde em contextos desiguais”, financiada pelo Programa de Fomento ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico Aplicado à Saúde Pública da Ensp/Fiocruz.