Vinte anos do SUS são destaque no Centro Cultural da Saúde

O Centro Cultural da Saúde (CCS) inaugurou em dezembro a exposição ‘SUS 20 ANOS: a saúde do Brasil’, que, pela primeira vez, chega à cidade do Rio de Janeiro, depois de passar por capitais brasileiras e Washington, Estados Unidos. A exposição ficará aberta à visitação gratuita até 28 de maio de 2010, a partir das 19h30.

SUS 20 ANOS: a saúde do Brasil é uma realização do Ministério da Saúde, que marca a comemoração de duas décadas de existência do Sistema Único de Saúde (SUS). A exposição apresenta os aspectos mais essenciais da saúde no Brasil, por meio de uma abordagem didática, lúdica e criativa. Com isso, procura estimular a participação cidadã e a reflexão sobre a importância da melhoria da promoção da atenção integral à saúde para todos os brasileiros.

Temas como vigilância sanitária, atendimento ambulatorial e transplantes de órgãos, entre outros, são apresentados por personagens infantis, em 24 painéis. Ao assumir uma proposta visual e narrativa, com viés infanto-juvenil, a mostra convida o visitante a reconhecer e absorver a informação dentro de um contexto histórico, de forma a contribuir para sua percepção como protagonista das políticas públicas.

O CCS complementa a mostra com parte da exposição ‘A Saúde Bate à Porta’, que traz a instalação de uma casa temática, com a proposta de simular a visita de um agente comunitário de saúde. A montagem da instalação é uma homenagem póstuma à arquiteta Gisela Magalhães, que concebeu o projeto em 2002, seu penúltimo trabalho.

O CCS também prepara uma série de atividades para o período de visitação, como um vídeo-debate, com a participação da médica e pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP) Cristiane Miranda, que falará sobre a importância da higiene na prática de manipulação de alimentos; cursos e palestras abertos ao público em geral e profissionais que atuam no segmento alimentar. E, ainda, um pocket show sobre nanotecnologia de alimentos, mediado pelo médico, doutor em Saúde Pública e pesquisador-titular da ENSP/Fiocruz William Waissmann.

Sobre o CCS:

O Centro Cultural da Saúde tem o objetivo de integrar os campos da informação e da comunicação. Utilizando-se de uma linguagem criativa e atraente, permite ao público conhecer e compreender aspectos históricos, sociais, políticos e científicos da saúde pública no Brasil, incentivando a participação da sociedade nas questões de saúde e favorecendo a adoção de práticas de prevenção e cuidados para uma melhor qualidade de vida.

Inaugurado em 2001, o CCS já abrigou as mostras Memória da Loucura, Cinco Artistas de Engenho de Dentro, A Saúde Bate à Porta, Sociedade Viva – Violência e Saúde, I Festival Internacional de Humor em DST e AIDS, entre outras. Algumas exposições estão em circuito itinerante e todas em versão virtual, no site da CCS.

Serviço:
Centro Cultural da Saúde
Exposição SUS 20 anos: a saúde do Brasil
Visitação gratuita e monitoria bilíngue: 10 de dezembro de 2009 a 28 de maio de 2010
Dias: segunda a sexta-feira
Hora: 10h às 18h
Endereço: Praça Marechal Ancora s/nº – Praça XV – Centro – R de Janeiro – CEP:20021-200
Tel.:               (21)2240-5568         (21)2240-5568 / Fax: (21)2240-2813
E-mail: cedoc@ensp.fiocruz.br ">cedoc@ensp.fiocruz.br
Site: ccs.saude.gov.br

Programação Exposição SUS 20 anos: a saúde do Brasil:
Visitas guiadas para grupos, escolas etc.
Mostra de filmes (100 títulos do acervo do CCS que abordam o tema SUS)
Vídeo-debate
A partir de uma das três produções da Fiocruz – "Alimento seguro", "Família vai às compras" e "Ni mim num pega não", a médica Cristiane Miranda debaterá com os grupos a importância de uma alimentação nutritiva e segura.

Sinopses:
"Alimento seguro" – Aula de culinária da qual participam uma gestante e uma idosa. Trata da higienização e armazenamento propícios de alimentos em domicílio.

"Família vai às compras" – Duas amigas, uma grávida e a outra se recuperando de uma enfermidade fazem compras em um supermercado e conversam sobre diversos conceitos relacionados à segurança dos alimentos.

"Ni mim num pega não" – Animação voltada ao público infantil. Reforça os conceitos relacionados aos cuidados com a higiene dos alimentos, utilizando como base a linguagem musical do rap.

Pocket show sobre nanotecnologia de alimentos, com mediação do médico William Waissmann (Fiocruz).
Cursos e palestras (carga horária de 3 a 9 horas):
Manipulação de alimentos – voltado para merendeiras de creches e escolas, sindicatos de comerciários, restaurantes, supermercados, bares e hotéis, entre outros.
Doenças transmitidas por alimentos – para o público em geral

Mais informações e credenciais para imprensa:
Centro Cultural da Saúde
Assessoria de Comunicação Social
Tel.:               55 21 2240 2163         55 21 2240 2163 / 5568
Fax.: 55 21 2240 2845 / 2813 E-mail: claudia.ferrari@ccs.saude.gov.br.
Fonte: Centro Cultural da Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.