Archives

Estudo do ISC/UFBA investiga condições de trabalho e saúde de trabalhadores de praia em Salvador

O Instituto de Saúde Coletiva (ISC) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) promoveu nesta segunda-feira, 30 de outubro, uma ação especial para divulgação do projeto “Perfil epidemiológico e caracterização das doenças, acidentes e agravos em trabalhadoras e trabalhadores de praias em Salvador/BA”. A atividade foi realizada na praia do Porto da Barra, com distribuição de materiais informativos para o público-alvo do estudo.

“O objetivo da pesquisa é investigar questões relacionadas à rotina de trabalho, histórico de acidentes de trabalho, qualidade de vida e transtornos mentais de trabalhadores e trabalhadoras em 5 faixas de praias urbanas da capital baiana: Boa viagem à Ribeira; Porto ao Cristo da Barra; Sereia de Itapuã ao Farol de Itapuã; Praia de Armação à Praia do Corsário e Tubarão à Praia de São Tomé de Paripe”, explica o pesquisador Cleber Cremonese, professor do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA.

Leia Mais

Novas análises aprofundam olhar sobre doenças crônicas e desigualdades sociais

Novas análises em torno de dados obtidos por inquéritos nacionais de saúde ganham suplemento da Revista de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, aprofundando a compreensão sobre as doenças crônicas e sua relação com as desigualdades sociais no Brasil.

O suplemento ‘Doenças crônicas não transmissíveis e inquéritos populacionais’, coordenado pelas editoras Débora Malta, da Universidade Federal de Minas Gerais, e Célia Landmann Szwarcwald, do Icict/Fiocruz, traz artigos sobre dor na coluna, fatores associados ao diagnóstico autorreferido de diabetes, depressão, doenças ocupacionais e outras.

Leia Mais

Ministério da Saúde e Anvisa lançam novos critérios para doação de sangue devido à febre amarela

Candidatos a doação de sangue que tiverem sido vacinados para o vírus da febre amarela devem aguardar quatro semanas, a partir da data da vacinação, para doar sangue. Já os candidatos que foram infectados pelo vírus serão considerados inaptos para doação por um período de seis meses.

As recomendações foram divulgadas nesta quinta-feira (2) por meio de Notas Técnicas conjuntas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Ministério da Saúde. A medida inclui a triagem de doadores de órgãos e tecidos e visa a prevenção da transmissão do vírus da febre amarela.

Leia Mais

OMS deve anunciar fim da epidemia de ebola na próxima quinta-feira

A OMS (Organização Mundial da Saúde) deve anunciar o fim da epidemia de ebola nesta quinta-feira (14), quando a Libéria será declarada livre da doença.

O anúncio a ser feito em Genebra, na Suíça, ocorrerá 42 dias depois de os últimos pacientes vítimas do vírus terem exibido resultados de testes negativos. Esse período de espera corresponde ao dobro do tempo de incubação do vírus, necessário para assegurar que a doença não está mais presente.

Leia Mais

Pesquisadores da FSP/USP revelam condições de saúde bucal de crianças e adolescentes do extremo sul de São Paulo.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São Paulo, em parceria técnico-científica com o CECOL/USP – Centro Colaborador do Ministério da Saúde em Vigilância da Saúde Bucal, que reúne pesquisadores das Faculdades de Saúde Pública (FSP) e de Odontologia (FO) da USP, divulga os principais resultados da pesquisa denominada “Relação entre Qualidade de Vida e Condições de Saúde Bucal”, em atividade na FOUSP, em 29/5/15.

Os dados foram coletados em 2013 e se referem a crianças e adolescentes, de 5 e 12 anos de idade respectivamente, residentes nos distritos administrativos de Parelheiros e de Engenheiro Marsilac, localizados no extremo sul da capital paulista.

Leia Mais

Ausência ao trabalho por motivo de transtornos mentais

As doenças mentais são responsáveis por um importante impacto socioeconômico ao redor do mundo. No Brasil, tais quadros são a terceira principal causa de pagamento de benefício previdenciário por doença. Estudo conduzido na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP em parceria com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) sobre fatores associados ao afastamento do trabalho por transtornos mentais foi recentemente publicado no PLOS ONE, um dos periódicos científicos de maior fator de impacto mundial na área de Saúde e Ciências Médicas.

O manuscrito “Long-Term Sickness Absence Due to Mental Disorders Is Associated with Individual Features and Psychosocial Work Conditions” foi baseado na Dissertação de Mestrado de João Silvestre da Silva-Júnior, apresentada ao Programa de Saúde Pública da FSP/USP, sob orientação da Prof. Dra. Frida Marina Fischer, do Departamento de Saúde Ambiental.

Leia Mais

Especialistas defendem mais investimentos para controle do ebola

O surto de ebola na África Ocidental desafia o sistema internacional de saúde a controlar a doença que já atingiu 1.093 pessoas e matou 660 na Guiné, em Serra Leoa e na Libéria, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Dificuldade de acesso a áreas rurais desses países, fragilidades no sistema de saúde e o baixo conhecimento da população sobre o vírus atrapalham o controle do ebola, segundo especialistas em doenças tropicais.

Leia Mais

Revista de Direito Sanitário discute a efetivação do Direito Universal à Saúde no Brasil

A nova edição da Revista de Direito Sanitário cumpre sua missão de fomentar discussões de temas relacionados ao campo interdisciplinar do direito sanitário, com o debate sobre os desafios para a efetivação do direito à saúde no Brasil.

No texto de apresentação do debate, Áquilas Mendes, coordenador da discussão, destaca a importância do direito como instrumento de efetivação do direito à saúde. Para Mendes, o Sistema Único de Saúde (SUS) “vem proporcionando condições à efetivação do direito à saúde no país”, no entanto, o SUS ainda apresenta “fragilidades de financiamento e gestão”. “Sabemos que há muito por ser assegurado em termos desse direito social”, afirma o pesquisador e professor da Faculdade de Saúde Pública da USP e da PUC-SP.

Leia Mais

‘Pedagogia do terror’: testemunho de um ex-preso político da democracia

Ele foi um dos presos políticos da atual democracia brasileira. Participando de uma manifestação organizada pelos professores municipais e estaduais do Rio de Janeiro, que estavam em greve, Paulo Roberto de Abreu Bruno, pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP), da Fundação Oswaldo Cruz, foi detido junto com dezenas de outras pessoas no dia 15 de outubro. Acusado sem provas e sem direito à informação ou à presença de advogados, foi encaminhado para a delegacia e, na sequência, para dois presídios, incluindo Bangu 9. Segundo ele, circulou pelos “porões da democracia brasileira”. Desde o início de junho, Paulo Bruno vinha filmando as manifestações que tomaram as ruas do Rio de Janeiro como parte do seu trabalho de pesquisa. Levou algum tempo para que conseguisse falar sobre o assunto, mas nesta entrevista ele narra as humilhações e violências sofridas pelos presos políticos, descreve a rotina de violação de direitos do sistema carcerário brasileiro, destaca a solidariedade dos presos comuns e chama a atenção para a fragilidade das lutas políticas diante do terror que o Estado, representado no caso pelo governo estadual, pode provocar. Como, na prisão, não tiveram acesso sequer a papel e caneta, os registros que se seguem ficaram registrados, até então, apenas na memória do entrevistado.

Você está sendo acusado de quais crimes?

Leia Mais

Comissão da Verdade na Bahia quer volta das investigações sobre tortura na ditadura militar

O presidente da Comissão da Verdade da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Marcelino Galo (PT), propõe nesta quarta-feira (23) a abertura das investigações de casos de tortura e violação dos direitos humanos pelo regime militar no estado. Gallo quer que o grupo da Alba priorize os trabalhos na Base Aérea de Salvador onde houve a queima de arquivos secretos da ditadura militar, denunciado em 12 de dezembro de 2004, em reportagem exibida no programa Fantástico, da Rede Globo. Parte dos documentos foi levada pela equipe de reportagem e entregue ao Ministério da Justiça, mas há ainda papéis confidenciais em posse do grupo Tortura Nunca Mais. No material, relatórios sobre a atuação de parlamentares e religiosos suspeitos de envolvimento com organizações de esquerda. Gallo também ouviu o ex-deputado Sebastião Nery que declarou que a Base Aérea era o foco dos conspiradores baianos ligados aos militares. Nery também afirmou que a base servia como quartel-general dos principais envolvidos no golpe contra o governo do presidente João Goulart. Segundo o também jornalista, entre envolvidos, estavam políticos e empresários.

Leia Mais