Archives

Cientistas provam relação entre estresse e doenças

Um grupo de pesquisadores australianos anunciou nesta segunda-feira ter provado, cientificamente, a relação entre o estresse emocional e o surgimento de doenças, entre elas o câncer.

O grupo do Instituto Garvan de Sydney descobriu que o hormônio neuropeptídio Y (NPY) que o corpo humano produz em situações de tensão mina o sistema imunológico e causa o surgimento de doenças.

Leia Mais

Brasil deve quebrar patentes de remédios anti-Aids

A quebra das patentes de medicamentos contra o vírus da Aids que ainda não podem ser fabricados no Brasil é fundamental para o controle da doença no país, segundo o infectologista Caio Rosenthal, 56, que atende soropositivos em hospitais públicos e privados de São Paulo, como o Instituto Emílio Ribas –referência no tratamento contra a Aids– e o Hospital Israelita Albert Einstein.

31.jul.96/Folha Imagem
O infectologista Caio Rosenthal, 56

Segundo o infectologista, os remédios contra o vírus HIV são vendidos pelas grandes indústrias farmacêuticas a preços cada vez mais altos, e, por isso, o Brasil precisa "tomar uma postura rígida de negociação e enfrentar os grandes laboratórios da indústria farmacêutica internacional, que não cedem nos preços dos medicamentos".

Leia Mais

OMS recomenda: Para boa higiene, bons cuidados

A mão que ampara e que ajuda também pode prejudicar os doentes. Na área da saúde, antes de chegar ao doente, o primeiro passo é água e sabão na mão.

É a recomendação da OMS – Organização Mundial da Saúde – ao lançar no dia 13 de outubro, em Genebra (Suíça), a campanha "Para boa higiene, bons cuidados".

Leia Mais

Mais de 200 milhões usam drogas uma vez ao ano, diz ONU

Mais de 200 milhões de pessoas no mundo todo –cerca de 5% da população entre 15 e 64 anos– fazem uso de drogas ilícitas ao menos uma vez por ano, segundo o Relatório Mundial de Drogas 2006 do Unodc (Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime).

De acordo com o documento, cerca de metade dos usuários –100 milhões– usa drogas regularmente, ou seja, ao menos uma vez por mês.

Leia Mais

Fatores ambientais causam 25% das doenças, diz OMS

Cerca de 25% das doenças registradas em todo o mundo são causadas por fatores ambientais evitáveis, responsáveis por 13 milhões de mortes ao ano, alertou a OMS (Organização Mundial da Saúde) em um relatório publicado nesta sexta-feira.

Tais ameaças, que incluem água poluída, combustíveis perigosos, edifícios mal construídos e tráfego arriscado são a causa de um terço das mortes nos países em desenvolvimento, acrescentou a OMS.

Leia Mais

Medicamentos, direitos humanos e patentes

Em decisão inédita, no dia 4 de maio de 2007, o Estado brasileiro determinou o licenciamento compulsório do medicamento anti-retroviral Efavirenz para o tratamento da AIDS, produzido por laboratório multinacional, com fundamento no interesse público. O medicamento é protegido por patente que permite ao laboratório o direito de excluir terceiros da produção ou venda da droga no Brasil, o que resulta em verdadeiro monopólio.

Desde novembro de 2006, o Brasil negociava com o laboratório a redução de preços considerados injustos.

Leia Mais

Brasil terá duas bulas de remédio até o final do ano

Até o final do ano, o Brasil terá duas bulas de medicamentos: uma com linguagem técnica, destinada a médicos, e outra voltada ao paciente, com informações mais didáticas.

A bula do paciente continuará dentro da caixa do remédio, enquanto a outra será eletrônica, disponível no site de Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Os pacientes também poderão acessá-la.

Leia Mais

Governo lança campanha de vacinação para idoso; mobilização nacional ocorre sábado

Esta é a 11ª campanha anual de vacinação para idosos. Estudo do Ministério da Saúde mostra que a vacina reduz em mais de 50% as doenças relacionadas à gripe e em 32% o total de hospitalizações por pneumonia. As complicações mais comuns são pneumonia, infecção no ouvido (otite), e inflação nos brônquios (bronquite).

O lançamento da campanha conta com a presença do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, no Rio. Estado que concentra o maior número de pessoas com mais de 60 anos, segundo o governo fluminense, o Rio contabiliza atualmente 1,6 milhão de idosos.

Leia Mais

Brasileiro consome o dobro do sódio indicado pela OMS

O consumo diário de sódio pela população brasileira está duas vezes e meia acima do limite preconizado pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Diferentemente de países desenvolvidos –em que a principal fonte de sódio são os alimentos industrializados–, o vilão da mesa dos brasileiros é o tempero adicionado à comida, o que inclui o sal de cozinha propriamente dito e condimentos feitos à base de sal, que correspondem a 76% de todo o sódio consumido.

Os dados são de uma pesquisa realizada na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo e publicada neste mês na "Revista de Saúde Pública". Os pesquisadores apontam que a quantidade diária de sódio disponível para consumo é de 4,5 g por pessoa, sendo que a ingestão máxima recomendada pela OMS é de 2 g.

Leia Mais