Archives

Portaria ministerial institui Saúde Legis

De acordo com o texto, por meio do Saúde Legis, as informações sobre legislação produzidas pelo MS e entidades vinculadas são sistematizadas, o que garante a identificação, o registro e a disseminação dos atos normativos. Por meio do sistema, promove-se o acesso gratuito desses atos ao público em geral, pois, segundo a norma, o Saúde Legis deve ter link direto em todas as páginas da internet do MS e das vinculadas. A portaria também informa que serão permitidas pesquisas simultâneas com a Base da Legislação Brasileira, disponível no sítio da Presidência da República.

Outra determinação, diz respeito à gestão do sistema, que fica sob responsabilidade da Coordenação-Geral de Documentação e Informação (CGDI/SAA/SE). Ao Departamento de Informática do SUS (DATASUS/SE) cabe o desenvolvimento, a manutenção e o aprimoramento tecnológico do sistema. Já a Biblioteca, passa a incluir, todos os dias, no Saúde Legis, os atos normativos do MS e das entidades vinculadas publicados no DOU e no BSE.

Leia Mais

Organização Panamericana da Saúde realiza curso sobre Determinantes Sociais de Saúde

A Organização Pan-americana de Saúde (Opas/OMS) e a Rede Interamericana de Formação em Determinantes Sociais da Saúde do Colégio das Américas realizarão, de 20 de maio a 20 de setembro, o Curso Virtual sobre Fundamentos dos Determinantes Sociais de Saúde (DSS). O objetivo principal do curso, com inscrições até o dia seis de maio, é contribuir para a educação permanente dos docentes de Saúde Pública, no novo enfoque dos DSS, permitindo a reorientação da prática profissional.
 
O curso se divide em três módulos: Elementos Conceituais dos Determinantes Sociais de Saúde; Perspectivas Teóricas e Metodológicas dos Determinantes Sociais de Saúde e Principais Determinantes Sociais das Desigualdades da Saúde. A carga horária t otal é de 96 horas e os participantes serão certificados com diploma da Opas e os coordenadores do curso são Alcira Castillo Martinez e Rosa M. Borrell Bentz. O pessoal docente será constituído por:

– Allan Abarca
– Sonia Chaves
– Victor Cuba
– Miguel Orozco
– Jorge Sierra
– Orielle Solar

Leia Mais

Organização Panamericana da Saúde/Brasil disponibiliza Módulo de Princípios de Epidemiologia em português

A Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil (OPAS) tem grande satisfação em apresentar os Módulos de Princípios de Epidemiologia para o Controle de Enfermidades
(MOPECE) na versão traduzida para a língua portuguesa.

O MOPECE é um instrumento de capacitação em epidemiologia básica, voltado para profissionais de saúde, especialmente aqueles que atuam nos serviços de saúde locais, que tem por finalidade promover o conhecimento e a aplicação prática dos conteúdos epidemiológicos no enfrentamento dos problemas de saúde local, assim como no apoio ao planejamento e gestão em saúde.

Leia Mais

Vacinação contra H1N1 já imunizou 30 milhões de pessoas no Brasil

Às 15h30 do dia 20/04/2010, o Ministério da Saúde do Brasil contabilizou 30 milhões de pessoas vacinadas contra a gripe. As gestantes ultrapassaram 55% de cobertura (1.658.049 milhões de doses). Os doentes crônicos alcançaram 7.844.894 milhões doses aplicadas e os jovens de 20 a 29 anos atingiram 15.583.394 pessoas imunizadas. Pesquisa que entrevistou 1.500 pessoas sobre a vacinação contra a gripe H1N1, aponta que 40% da população alvo das primeiras três etapas da campanha afirma que “não teve tempo” para ir a um posto e receber a sua dose de vacina.

A vacinação entre as crianças (2.856.672 milhões de doses aplicadas, correspondendo a 88% de população alvo) e os profissionais de saúde (2.541.223 milhões, 100% da população alvo) já ultrapassou a meta prevista, mas é importante que as crianças que ainda não foram vacinadas também procurem as unidades de saúde. Na etapa que se encerra nesta semana, os postos de saúde estão vacinando crianças de seis meses a menores de 2 anos, doentes crônicos com menos de 60 anos, jovens de 20 a 29 anos e gestantes. As gestantes tem ainda as demais etapas para serem vacinadas, mas é importante que se protejam o mais precoce possível, pois representa um grupo muito vulnerável para complicações pela influenza H1N1.

Leia Mais

USP promove o 1º Encontro de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Saúde

O Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, fará a abertura do “TIC e Saúde”. Também estão confirmadas as presenças de representantes de países como Venezuela, Equador, Panamá, México, Argentina, Peru, Caribe, Espanha e Portugal, que contarão suas experiências relacionadas ao uso da tecnologia na saúde.

O objetivo do evento é divulgar experiências bem-sucedidas na área de TIC e Saúde, bem como apoiar a transferência de boas práticas por meio do Projeto “TIC e Inclusão Social”, desenvolvido pela AHCIET (Associação Ibero-Americana dos Centros de Investigação e Empresas de Telecomunicações) e aprovado pela Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo

Leia Mais

OPAS/Brasil promove o II Seminário sobre tecnologia, gestão da informação e conhecimento em saúde pública

Desde 2007 a OPAS Brasil em parceria com o Ministério da Saúde e demais instituições do Sistema Único de Saúde do Brasil (SUS) vem promovendo a construção coletiva da gestão da informação e do conhecimento em saúde. Um grande avanço foi a realização do Seminário sobre Gestão do Conhecimento em fevereiro de 2008, onde se possibilitou o intercâmbio de experiências com instituições de saúde do Brasil.

A gestão da informação e do conhecimento é promovida dentro da Representação da OPAS/Brasil como uma atividade transversal de cooperação técnica, incluindo a prática de compartilhar informação e gerar conhecimento com as demais instituições de saúde do Brasil e a sua difusão em diversos meios e de maneira particular através da WEB.

Leia Mais

OMS publica Relatório Mundial de Saúde 2010 – Health systems financing: the path to universal coverage

O Relatório Mundial de Saúde 2010 tem como objectivo fornecer informação aos países, organizações internacionais, entre outros, sobre a capacidade de decisão na implementação de políticas de financiamento na área da saúde.

O Relatório apresenta um enquadramento analítico e estratégico de como os países, em qualquer fase de desenvolvimento, podem actuar para modificar os sistemas de financiamento, tendo em consideração a cobertura universal e a sustentabilidade dos ganhos em saúde alcançados.

Leia Mais

Candidaturas aos prêmios da Organização Mundial de Saúde

A Organização Mundial da Saúde (OMS) convida os seus Estados-Membros a apresentar, até ao próximo dia 29 de Outubro, as suas candidaturas aos prémios OMS que serão atribuídos por ocasião da 64ª Sessão da Assembleia Mundial da Saúde, em Maio de 2011.

Neste sentido, os prêmios à atribuir são:

Leia Mais