Dia 06 de junho é celebrado o Dia Nacional do Teste do Pezinho. Obrigatório no país e disponível no Sistema Único de Saúde(SUS), o exame realizado em todo recém-nascido tem como objetivo possibilitar a detecção precoce de doenças como a fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, doenças falciformes e outras hemoglobinopatias, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase. O teste faz parte do Programa Nacional de Triagem Neonatal e é feito a partir do sangue coletado do calcanhar do bebê.
O Teste do Pezinho é a primeira etapa da Triagem Neonatal e a faixa etária ideal para a realização do exame é entre o terceiro e o quinto dia de vida.
Atenção ao Recém-Nascido – O Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN) do Ministério da Saúde tem como objetivo promover, implantar e implementar a política de triagem neonatal para doenças genéticas, metabólicas e congênitas. O programa foi criado para que exista o acesso universal da população à prevenção, intervenção precoce e ao acompanhamento permanente das pessoas com as doenças incluídas no Programa Nacional de Triagem Neonatal.
Saiba mais sobre o Teste do Pezinho:
Por que fazer o teste?
Porque essas doenças não apresentam sintomas no nascimento e, se não forem tratadas cedo, podem causar sérios danos à saúde, inclusive retardo mental grave e irreversível.
Quem deve fazer o teste?
Todas as crianças recém-nascidas a partir de 48 horas de vida até 30 dias do nascimento. Isto porque qualquer pessoa pode ter um filho portador da doença, mesmo que nunca tenha aparecido um caso na família.
Onde se pode fazer o teste do pezinho?
Diversas maternidades já fazem o teste rotineiramente antes da alta hospitalar. Procure saber se o teste é feito na maternidade onde nasceu o seu filho. Caso ele ainda não tenha sido feito, você poderá procurar Unidade Básica de Saúde (UBS) do seu município.
Quanto custa fazer o teste?
Nada. As unidades de saúde não podem cobrar nenhum serviço, pois eles já são financiados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
E se você não quiser que seu filho faça o teste?
Hoje em dia, o teste é obrigatório por lei em todo o território nacional. Alguns municípios, inclusive, não permitem que a criança seja registrada em cartório se não tiver feito o Teste do Pezinho anteriormente.