Lançada em 1998, a SciELO Chile, segunda coleção a integrar a rede SciELO (Scientific Electronic Library Online), vem cada vez mais obtendo êxito no que se refere ao aumento da visibilidade das melhores revistas científicas do País. Em novembro de 2006, a coleção SciELO Chile ultrapassou os 60 títulos com 921 fascículos e 10.273 artigos publicados, sendo 4 títulos indexados na base ISI e 3 títulos indexados pela Base MEDLINE (International Database for Medical Literature).
As revistas que estão hoje na Coleção SciELO Chile cobrem diversas áreas temáticas. Do total de 61 títulos, 26% correspondem à área de Ciências da Saúde, 19% a Ciências Sociais, 19% a Ciências Humanas, 9% a Ciências Biológicas. Em menor percentual pode-se encontrar temas como: Ciências agrícolas, Oceanografía, Química, Engenharia, Direito e Matemática.
Esses números significativos revelam que a SciELO Chile vem evoluindo de maneira a constituir-se como coleção de referência da publicação científica do Chile.
A presença da coleção SciELO Chile no Portal de Revistas SciELO agrega benefícios aos demais integrantes da Rede e contribui para o reconhecimento e ampliação do espectro da produção científica da América Latina e Caribe. A ciência produzida no continente sul americano, tem representatividade e valor a partir do momento em que se agrega conhecimento e se fortalece a comunicação entre os pares.
SciELO Chile – um pouco mais
Esta iniciativa é desenvolvida pela Comisión Nacional de Investigación Científica y Tecnológica (CONICYT) [Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia do Chile] como parte das políticas do CONICYT de fomento à pesquisa e difusão de seus resultados, e também conta com o apoio da BIREME/OPAS/OMS (Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde).
No início de 2006, entre os dias 10 e 12 de janeiro, o CONICYT promoveu o Primer Seminario de Editores de Revistas SciELO CHILE [I Reunião de Editores SciELO Chile], quando se comemoraram os 50 títulos inseridos na coleção – marca alcançada em 2005 (veja matéria completa na Newsletter BVS de 20 de janeiro de 2006)
Sobre a Rede SciELO
A SciELO é uma coleção de revistas científicas de qualidade publicadas em texto completo, em modalidade de acesso aberto. Atualmente, são seis coleções certificadas e oito coleções em desenvolvimento, totalizando mais de 380 revistas científicas – incluindo as coleções em desenvolvimento. Esses números fazem da Rede SciELO a mais importante iniciativa Open Access (Acesso Aberto) nos países em desenvolvimento, e uma das mais importantes do mundo.
Criada em 1997, a SciELO é o resultado de uma iniciativa de pesquisa conjunta da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) com a BIREME. A partir do ano de 2002, o projeto passou a contar com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A SciELO possibilita a análise cienciométrica da literatura de periódicos científicos da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal.