O êxito e o impacto que as revistas científicas latino-americanas têm alcançado nos últimos anos foram revelados pela inclusão em 2006 de novos títulos nas bases de dados Web of Science assim como no aumento do número de citações recebidas. Este fortalecimento da inserção na comunidade internacional expressa melhoria de qualidade e da visibilidade das revistas que são produtos de uma combinação de fatores, incluindo o melhoramento da pesquisa publicada, da gestão dos processos editoriais e da publicação online em acesso aberto com destaque para a SciELO (Scientific Electronic Library Online).
Em 2006, oito novos títulos dos países Argentina, Brasil, Chile e México foram selecionados para as bases de dados da Thomson Scientific, dos Estados Unidos, que compõem a Web of Science (Science Citation Index, Social Sciences Citation Index e Arts & Humanities Citation Index):
– Journal of Applied Economics (Argentina);
– Neotropical Ichthyology, Journal of Venomous Animals and Toxins including Tropical Diseases e Revista Brasileira de Psiquiatria (Brasil);
– Revista Signos (Chile) e
– Hidrobiologica, Revista Fitotecnia Mexicana, Investigacion Economica (México)
As bases da Web of Science incluem atualmente 9.847 títulos: 6.700 no Science Citation Index Expanded (SCIE), 1.986 no Social Sciences Citation Index (SSCI) e 1.161 no Arts & Humanities Citation Index (AHCI). Nesse total, 82 (0,8%) títulos são latino-americanos: 45 no SCIE, 16 no SSCI, 9 no AHCI e 12 indexados tanto no SCIE como no SSCI.
Um dos sub-produtos mais conhecidos dessas bases é o Journal Citation Reports (JCR), no qual são publicados anualmente indicadores bibliométricos das revistas indexadas. As revistas que foram selecionadas em 2006 e 2007 estarão disponíveis na Web of Science, mas somente após dois anos serão também incluídas no JCR, com os respectivos indicadores bibliométricos. Portanto, os totais de revistas indexadas na Web of Science e no JCR não são idênticos: em 2006, há 6.164 revistas indexadas na Science Edition do JCR e 1.768 na Social Science Edition.
Na edição de 2006 da Science Edition do JCR estão representadas 50 (0,8%) títulos de 10 países da América Latina e Caribe: Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, Cuba, Equador, Jamaica, México, Uruguai e Venezuela; na Social Science Edition há 10 (0,6%) títulos latino-americanos dos seguintes países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e México.
O principal indicador bibliométrico do JCR é o Fator de Impacto (em inglês IF, Impact Factor), que é uma razão resultante da divisão do total de citações recebidas por uma revista em um determinado ano para artigos publicados nos dois anos imediatamente anteriores pelo total de artigos publicados pela revista nos mesmos anos. Na SciELO, esse cálculo é feito para dois ou três anos e pode ser consultado no módulo Relatórios, Citações de Revistas.
Além de estar mais representadas na Web of Science, algumas revistas latino-americanas indexadas tiveram aumento no IF em relação a 2005, e 6 revistas tiveram IF maior que 1, o que significa que o número de citações foi maior que o número de artigos publicados:
– Brazilian Journal of Medical and Biological Research, Journal of the Brazilian Chemical Society e Memórias do Instituto Oswaldo Cruz (Brasil),
– Biological Research e Revista Geológica de Chile (Chile),
– Revista Mexicana de Astronomia e Astrofísica (México).
Dessas, apenas a Revista Mexicana de Astronomia e Astrofísica ainda não foi incluída nas coleções SciELO. O Bulletin of the World Health Organization, que faz parte da coleção SciELO Saúde Pública, atingiu em 2006 o IF 5,029.
Analisando o aumento do IF das revistas latino-americanas, no período de 1998-2006, pôde-se observar que 35% das mesmas se destacaram nos últimos nove anos; outras 19% apresentaram êxito similar, porém nos últimos 5 anos; enquanto que 13% demonstram evolução nos últimos 2 anos; totalizando 67% de revistas que avançam, segundo este importante indicador. Dentre as 10 revistas que mais evoluíram nos últimos 9 anos, 6 são brasileiras, 2 chilenas, 1 mexicana e 1 venezuelana, sendo todas elas indexadas na SciELO. Entre as 10 mais destacadas nos últimos 5 anos, 5 são brasileiras, 2 argentinas, 1 venezuelana, todas SciELO; e duas outras (mexicana e cubana). Os fatores de impacto, assim como as taxas de crescimento nos últimos nove, cinco e dois anos, de cada revista, são apresentadas em arquivo ao final desta notícia.
Em maio e junho de 2007 outros títulos de periódicos foram selecionados e serão incluídos na Web of Science proximamente: Cadernos de Saúde Pública e Revista Latino-americana de Enfermagem (Brasil) e Agricultura Técnica (Chile), todos da SciELO.
Saiba mais sobre o modelo e a metodologia SciELO em:
http://www.scielo.org/metod_pt.htm
Saiba mais sobre a Web of Science em:
http://thomsonscientific.com/pt/produtos/referencia/wos/
Saiba mais sobre o aumento de IF das revistas da AL&C no período de 1998-2006 em:
http://espacio.bvsalud.org/files/8/2/071523292007/newsletter074.pdf