A revista Saúde e Sociedade promoverá no dia 13 de abril, na FSP USP, o Seminário Equidade: incluir com o acesso á saúde? com o lançamento dos números temáticos: Equidade em Saúde; e Exclusão Social e Políticas Públicas.
O tema das desigualdades e das diferenças sociais historicamente sempre esteve na base da discussão da saúde pública. A relação deste tema com a intervenção transitou entre a ideologia do controle de grupos da população a uma discussão mais aprofundada da questão social. Hoje, esse tema re-visita o campo da saúde pública através do conceito de eqüidade em saúde, que deve ser visto para além do acesso dos grupos sociais aos serviços. O tema das disparidades no acesso à saúde tem ganhado preocupações universais. Em todo o mundo, observa-se que o fenômeno é bastante agudo e de difícil e complexa solução, exigindo ações específicas para casos específicos e princípios gerais para o enfrentamento como um todo. A Saúde Pública/Coletiva está engajada nesta discussão e na viabilização da transformação das idéias em ações concretas, em políticas públicas de saúde.
No intuito de discutir os principais problemas e estratégias e abordagens em busca da eqüidade, a revista Saúde e Sociedade organizou dois números temáticos: Eqüidade em Saúde; e Exclusão Social e Políticas públicas, que terão suas discussões aprofundadas neste Seminário.
Inscrições gratuitas.
Para mais informação, acesse:
http://www.apsp.org.br/saudesociedade/Seminario_Equidade/index.htm