Em 2010, a Revista de Direito Sanitário completa 10 anos de existência, divulgando conhecimento de temas relacionados com o campo interdisciplinar do direito sanitário, por meio de trabalhos de autores nacionais e estrangeiros.
Em sua mais recente edição (Volume 11 – Número 1), a publicação reforça o caráter abrangente do direito sanitário, com a apresentação de artigos científicos sobre temas como bioética, direitos humanos, direito constitucional, direito da responsabilidade e direito do trabalho.
Os textos foram elaborados por advogados, procuradores do Estado, ativistas em prol dos direitos humanos, gestores públicos, engenheiros e professores universitários com formação em medicina ou direito.
Para Sueli Dallari, editora científica da Revista e Professora Titular da Universidade de São Paulo, a diversidade de formação dos autores e de abordagens mostra que o direito sanitário requer tanto a "discussão filosófica ou sociológica, que permite afirmar a saúde como um direito, como o domínio de instrumentos que possibilitem a realização efetiva deste direito".
Nessa linha, este novo número traz uma série de artigos que refletem sobre a inter-relação entre bioética e direito, em debate organizado por Paulo Fortes, Professor Titular da Universidade de São Paulo e presidente da Sociedade Brasileira de Bioética.
A Revista apresenta ainda trabalhos que analisam a interrupção da gravidez em casos de anencefalia, o direito do dependente químico a tratamentos de desintoxicação e a regulação em saúde para o trabalhador do setor petroleiro do Brasil e da Noruega, um grande produtor de petróleo mundial.
A Revista de Direito Sanitário é uma publicação do Centro de Estudos e Pesquisas de Direito Sanitário e do Núcleo de Pesquisas em Direito Sanitário da Universidade de São Paulo.
Mais informações sobre esta e outras edições podem ser encontradas na homepage da Revista de Direito Sanitário (www.revdisan.org.br) ou podem ser solicitadas pelo e-mail revdisan@edu.usp.br.