Recursos abertos de educação acessíveis no CVSP e na BVS

A construção do Campus Virtual em Saúde Pública (CVSP) visa responder à demanda de capacitação de recursos humanos em saúde. Para este objetivo, um dos desafios do Campus Virtual é desenvolver e implantar sua metodologia de ensino à distância interoperável com a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e suas redes de informação, conhecimento e evidência científica e técnica em saúde. Neste sentido, o CVSP teve avanços significativos nos últimos meses após ações implementadas pelas instituições que fazem parte desta cooperação técnica.

A rede CVSP é liderada pela OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde), desenvolvida por meio de sua Unidade de Desenvolvimento de Recursos Humanos para a Saúde, em cooperação com a Infomed / Ministério de Saúde Pública de Cuba e o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME/OPAS/OMS), bem como com instituições de ensino das Américas.

Desde agosto de 2009, os Recursos Abertos de Educação (OER, acrônimo para Open Educational Resources) do CVSP integra a rede de fontes de informação acessíveis pela busca integrada na BVS. Desta forma, usuários podem acessar toda a Rede OER, a partir da BVS ou do CVSP.

A Rede OER é um projeto da OPAS, liderado pelo CVSP e pela BVS, que tem o propósito de reunir recursos abertos de educação, permitir a publicação, busca e recuperação de documentos de aprendizagem na região das Américas.

O alinhamento do CVSP com a BVS, por meio de um sistema de armazenamento e recuperação de inormação viabiliza e facilita a convergência e interoperabilidade na produção, intermediação e uso de fontes de informação para a gestão e operação de recursos abertos de educação. Ao mesmo tempo, se fortalece a gestão dos núcleos dos países e o núcleo regional do CVSP como ferramenta para a coperação técnica da OPAS.

A rede OER permitirá aos usuários desenvolver um repositório regional e um repositório nacional em cada um nos núcleos do CVSP de países (saiba mais sobre os núcleos – em espanhol). As instituições de saúde da região da América Latina e Caribe terão a capacidade de publicar e compartilhar, na internet, seus recursos educacionais, seja diretamente no repositório nacional ou com seus próprios repositórios sempre e quando sejam interoperáveis com os padrões internacionais que a Rede cumpre.

“Com o desenvolvimento de uma Rede OER o avanço se dá em interoperabilidade e convergência entre a BVS e CVSP e todas as redes da OPAS, para a gestão cooperativa de recursos abertos de educação como fonte terciária da BVS. Assim, se abrem novos espaços para o trabalho colaborativo e a aprendizagem em rede, a partir do interior dos próprios sistemas e serviços de saúde”, afirma José Baudilio Jardines, coordenador executivo do CVSP. De acordo com Jardines, é uma necessidade estratégica o realinhamento das redes BVS e CVSP, para que seus espaços comuns convirjam com outras afins, como a rede de Observatório de Recursos Humanos (ObservaRH), EVIPnet, ScienTI, Centros Colaboradores, Representações e Centros Especializados da OPAS, no sentido de que se potencializem mutuamente e tenham um maior impacto nos países.

“A interoperabilidade entre o CVSP e a BVS responde a uma demanda antiga de ambas as redes, lideradas pela OPAS. É um avanço notável que enriquece a coleção da BVS e amplia significativamente o número de usuários ao responder às demandas de informação sobre recursos educacionais. Ao mesmo tempo, dota o CVSP com acesso integrado e atualizado à toda a rede de fontes de informação científicas da BVS. A sinergia entre as redes BVS e CVSP conta agora com meios para a sua plena realização”, afirma Abel Packer, Diretor da BIREME.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.