Estão abertas, até o dia 10/5, as inscrições para os cursos de doutorado dos programas de Epidemiologia em Saúde Pública e Saúde Pública e Meio Ambiente da ENSP. Neste segundo período de convocação, são oferecidas, ao todo, 22 linhas de pesquisa. A lista de docentes dos programas de Epidemiologia em Saúde Pública e Saúde Pública e Meio Ambiente, com vagas de orientação de doutorado disponíveis para o ano de 2013, bem como suas respectivas linhas de pesquisa, podem ser acessadas no site da Plataforma Siga Fiocruz.
Epidemiologia em Saúde Pública
O programa de Epidemiologia em Saúde Pública da ENSP é coordenado pelas pesquisadoras Silvana Granado Nogueira da Gama e Mariza Miranda Theme Filha. O doutorado em Epidemiologia, credenciado pelo Conselho Federal de Educação, visa à formação de profissionais para atuar nas áreas de docência e pesquisa. As linhas de pesquisa disponíveis para o segundo período são:
● A construção do conhecimento epidemiológico e sua aplicação às práticas de saúde; ● Avaliação de políticas, sistemas e programas de saúde; ● Avaliação de serviços e tecnologias em saúde; ● Desigualdades sociais, modelos de desenvolvimento e saúde; ● Determinação e controle de endemias; ● Epidemiologia de doenças crônicas; ● Epidemiologia de doenças transmissíveis; ● Informação e saúde; ● Modelagem estatística, matemática e computacional aplicadas à saúde; ● Paleopatologia, paleoparasitologia e paleoepidemiologia; ● Saúde da mulher, da criança e do adolescente; ● Saúde indígena; ● Saúde mental.
Acesse aqui a lista de docentes com vaga para orientação.
E-mail de contato: posgrad-epi@ensp.fiocruz.br
Saúde Pública e Meio Ambiente
O programa de Saúde Pública e Meio Ambiente da ENSP é coordenado pelos pesquisadores Sergio Koifman e Gina Torres Rego Monteiro. Credenciado pelo Conselho Federal de Educação, o objetivo do programa é a capacitação de docentes, pesquisadores e gestores em saúde e ambiente, numa perspectiva interdisciplinar, multiprofissional e interinstitucional, para a análise e proposição de soluções sobre os efeitos decorrentes das exposições ambientais na saúde humana. Está voltado para profissionais e pesquisadores das áreas de saúde e do meio ambiente, com formação, em nível de graduação, em diferentes campos do conhecimento e interessados na análise de problemas de saúde e ambiente.
As linhas de pesquisa disponíveis para o segundo período são:
● Avaliação do impacto sobre a saúde dos ecossistemas; ● Desigualdades sociais, modelos de desenvolvimento e saúde; ● Epidemiologia de doenças crônicas; ● Exposição a agentes químicos, físicos e biológicos e efeitos associados na saúde humana e animal; ● Exposições ambientais e avaliação dos efeitos no ciclo de vida; ● Gestão ambiental e saúde; ● Patologia clínica, ambiental e do trabalho; ● Saneamento e saúde ambiental; ● Toxicologia e saúde.
E-mail de contato: posgrad-spma@ensp.fiocruz.br