Na próxima sexta-feira (8/10), a convite da Universidade de Princeton, a socióloga e presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, dará uma conferência na série semestral de colóquios do Programa em Saúde Global da instituição. O evento será das 13 às 14h30, horário de Brasília, está aberto ao público e pode ser acessado por meio de inscrição.
Intitulada Pandemia e Desigualdades Sociais: Desafios para a Saúde Global, a apresentação de Nísia Trindade Lima abordará, entre outros temas, a maneira como a pandemia de Covid-19 aprofundou as desigualdades, evidenciando-as ainda mais. A proposta é explicar como a pandemia funcionaria então como um acelerador de tendências, sendo o aumento das desigualdades uma das mais imediatas. Ela poderia também ensejar, contudo, dinâmicas de transformação do atual modelo civilizatório em crise, a partir de suas implicações na Saúde Global e a depender das respostas que lhe serão dadas. Após a apresentação, a conversa será aberta para interação com o público.
O Global Health Colloquium Series é composta por três palestras semestrais oferecidas pela Universidade de Princeton em seu Programa em Saúde Global. A série permite o contato entre os alunos, o público em geral e interlocutores com atuação de destaque na área da saúde em países do Sul Global. Diversos trabalhos sobre a experiência brasileira integram a bibliografia do currículo obrigatório do Programa, que valoriza a interdisciplinaridade. Esta se verifica na sua organização: alunos de diferentes áreas do conhecimento cursam disciplinas comuns, fazem estágios relacionados à área da saúde e atendem a uma série de eventos relevantes para reflexão sobre o contexto da saúde global.