Em maio, o Portal Saúde Baseada em Evidências, do Ministério da Saúde, completa dois anos no ar. A ferramenta de educação permanente totalmente gratuita tem ajudado muitos profissionais de saúde no seu trabalho, principalmente aqueles que atuam na atenção básica. Mas o Portal também tem auxiliado a doutoranda em Ciências pela Faculdade de Enfermagem da Universidade de São Paulo(USP), Patrícia Tavares Santos.
“Tenho usado bastante. Sei que essa não é a principal finalidade do Portal, mas ele tem me auxiliado na busca por artigos para a minha pesquisa de doutorado, pois concentra um número muito grande de fontes nas áreas de saúde, além de uma quantidade ampla de artigos”, comenta Patrícia. Para a doutoranda, o busca do Portal é muito boa e fácil de usar.
Além disso, Patrícia diz que recomenda o Portal para seus colegas de grupo de pesquisa e também para seus alunos na produção dos trabalhos de conclusão de curso nas áreas de saúde. “Além do material daqui do Brasil, o Portal tem vários artigos internacionais e a própria ferramenta traduzir esses artigos. Isso é muito bom, principalmente para quem tem pouca familiaridade com línguas estrangeiras”, completa.
Outro ponto importante para Patrícia é o fato da ferramenta ser gratuita, o que facilita o acesso. “Isso porque às vezes encontro artigos e textos em outros locais, mas esses materiais não estão disponíveis de forma gratuita”, conta a doutoranda.
Portal – O Saúde Baseada em Evidências é uma ferramenta de referência clínica baseada em evidências que democratiza as condições de acesso dos trabalhadores em saúde a conteúdos cientificamente fundamentados na perspectiva de melhor atender à população. Com foco principal na atenção básica, o Portal reúne diversas bases de dados que funcionam como uma consulta a uma segunda opinião para contribuir no trabalho dos profissionais de saúde. O cadastro é rápido. Basta acessar o site periodicos.saude.gov.br e preencher com dados pessoais e o número do registro profissional.