Portal Influenza A (H1N1) na BVS

A Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME/OPAS/OMS) lançou no começo de maio de 2009 o Portal Influenza A (H1N1) na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Disponível em espanhol, inglês e português, o portal tem por objetivo disseminar informação e evidências científicas atualizadas e responder à demanda de informação nos diferentes aspectos da doença para orientar a tomada de decisões.

A iniciativa complementa com informação científica e técnica da BVS e outras fontes as ações da OMS e OPAS. Baseado na metodologia da BVS de operar redes fontes de informação científica e técnica, o portal apresenta uma organização de conteúdos e de instrumentos de recuperação orientados a subsidiar processos de tomada de decisão em políticas, gestão, pesquisa, educação, prevenção, controle e atenção à saúde para fazer frente à influenza A (H1N1).

A rede de conteúdos do portal é formada por literatura científica e técnica selecionada e disponibilizada a partir das redes BVS e complementares. A iniciativa inclui também um repositório próprio para registro dos conteúdos em textos completos utilizando a metodologia LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde) para descrição bibliográfica e indexação.

As fontes de informação encontram-se separadas por áreas temáticas como prevenção e controle, diagnóstico, tratamento, epidemiologia, virologia, entre outras. A busca na literatura e nos diretórios pode ser executada por meio de palavras livres ou descritores do thesaurus DeCS (Descritores em Ciências da Saúde). O conteúdo do portal também pode ser selecionado por fonte de informação, tipo de publicação ou ainda sites relevantes organizados no LIS (Localizador de Informação em Saúde), coletânea de perguntas frequentes disponibilizadas por organismos internacionais e instituições nacionais, entre outros conteúdos.

No diretório de meios de comunicação e interação, o portal seleciona um conjunto de fontes de notícias disponíveis a partir de RSS, de twitters e blogs relevantes, assim como eventos relacionados ao vírus A (H1N1). Uma novidade na metodologia é o uso de widgets para acesso à BVS a partir de qualquer site na Web. O widgets são ativados por meio de um código-fonte XHTML em páginas Web permitindo que sites ou blogs diversos recebam as atualizações do Portal Influenza A (H1N1). Assim, sempre que houver novo conteúdo em literatura científica e técnica, qualquer site que utiliza o widget receberá a mesma atualização.

O projeto considera também a formação de um Comitê Consultivo composto por especialistas da área e autoridades de instituições nacionais e internacionais para assessorar na seleção dos conteúdos, no estabelecimento de controles de qualidade, de prioridades e de modo geral na gestão e operação sustentável do portal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.