O trabalho Potencial epidemiológico dos mosquitos vetores no Vale do Ribeira, de autoria dos biólogos pesquisadores Daniel Garkauskas Ramos e Gabriel Zorello Laporta, orientados pela professora Maria Anice Mureb Sallum, do Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, foi contemplado com o 1º Lugar no Concurso Bolsa de Auxílio à Pesquisa MAPFRE – USP 2008, coordenada pela Comissão de Pesquisas da FSP e oferecidos pela Fundação MAPFRE (da Espanha) à USP.
O objetivo da pesquisa premiada foi analisar a distribuição da comunidade de mosquitos vetores e fazer previsões de risco da presença das espécies para a Mata Atlântica. A comunidade de mosquitos vetores apresenta elevada riqueza em espécies na Mata Atlântica do Estado de São Paulo. Decorrente disto se espera risco elevado de transmissão de agentes patogênicos silvestres para a população humana na região. Considerando a inexistência de mapas de distribuição das espécies de mosquitos de importância médica, este estudo é de extrema relevância científica.
Considerando que os mosquitos podem transmitir arbovírus e outros patógenos, entre eles alguns desconhecidos e emergentes, é de extrema importância conhecer a distribuição espacial desses vetores, pois esta influencia diretamente a circulação daqueles.
Os trabalhos selecionados para a Bolsa/Prêmio MAPFRE, oferecidos pela Fundacion MAPFRE da Espanha estão no site do evento.
O evento de entrega dos prêmios aos ganhadores das bolsas de 2008 será realizado nesta quinta-feira (11), às 19 horas, na Sala Rodolfo dos Santos Mascarenhas da FSP, que fica na Av. Dr. Arnaldo, 715, Cerqueira César, São Paulo.
Mais informações: (11) 3061-7731, com os pesquisadores, e-mail gabrielzorelo@usp.br