Pesquisa aborda causas de infecção viral específica no período do pós-transplante

Um grupo de pesquisadores do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA) teve artigo publicado na mais conceituada revista internacional na área da nefrologia, Kidney International.  O artigo tem o tema “Adenovirus pyelonephritis in the late post- transplant period”, que trata sobre as causas de uma infecção viral específica no período do pós-transplante. O trabalho é fruto de pesquisa desenvolvida dentro da instituição, com apoio e incentivo dos gestores da unidade.

O pesquisador Gyl Eanes Barros, um dos autores do estudo, destaca a importância do investimento feito pela instituição para o incentivo às pesquisas. “No início, existia uma apreensão quanto a esse apoio, mas de fato, podemos contar com muito incentivo e estrutura adequada para buscar grandes avanços nas pesquisas em prol da saúde da população”. Ele acrescenta ainda que do ano de 2016 até agora já foram 14 artigos publicados com a participação de diferentes profissionais em revistas internacionais.

Assim como este estudo, os trabalhos desenvolvidos no HU têm como foco doenças renais e temas locais que afetam diretamente a sociedade, a exemplo do câncer de pênis, doença tão incidente na população maranhense, alcançando a 1ª posição em registros no país, ou mesmo a rinosporidiose, infecção causada por fungo típico da região maranhense. Nesse caso, o estado também apresenta o maior número de casos registrados.

Os demais autores da pesquisa são Valdair Francisco Muglia, Natalino Salgado Filho, Eduardo Medeiros de Araújo, Joyce Santos Lages, Teresa Cristina Alves Ferreira, Roberto Silva Costa e Márcio Dantas.

Saiba mais

O HU-UFMA, filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), é por excelência um centro de ensino e de pesquisa para a formação de profissionais da área de saúde. Na área da pesquisa, por exemplo, a unidade tem avançado e ganhado destaque nacional e internacional.

O hospital tem como missão promover a formação de profissionais com autonomia e liberdade para desenvolver suas competências na área de saúde da população, visando uma assistência que atenda integralmente os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).

O propósito é de contribuir para o aumento do índice de profissionalização, além de ofertar aos usuários um profissional qualificado para prestar uma assistência humanizada e com qualidade, atendendo desta forma ao modelo assistencial e ao conceito ampliado de saúde.

O HU-UFMA faz parte da Rede Ebserh, vinculada ao Ministério da Educação, e que administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.