O município de Espírito Santo do Pinhal/SP mobiliza-se para a democratização do acesso à informação em saúde e promoção da cidadania. Chega à cidade a Estação Biblioteca Virtual em Saúde (Estação BVS), no Centro Regional Universitário do Espírito Santo do Pinhal (Unipinhal/SP).
Alinhada com os esforços de inclusão digital do Governo, a Estação BVS permite aos usuários acesso livre e gratuito a informações geradas por instituições do Sistema Único de Saúde (SUS) e acadêmicas disponíveis na BVS. Neste espaço gestores, pesquisadores, estudantes, profissionais em saúde e sociedade em geral têm acesso a mais de 16 milhões de referências técnico-científicas e podem conhecer melhor as políticas, programas e ações do Ministério da Saúde e legislação sanitária vigente. Informações para a sociedade também se fazem presentes na BVS tais como Dicas em Saúde, Exposições Virtuais e Datas Relevantes para a Saúde.
Cada Estação BVS conta com profissionais capacitados e preparados para atender à comunidade e atuarem como agentes multiplicadores de informação.
A Estação BVS compõe a estratégia da Rede de Bibliotecas e Unidades de Informação Cooperantes da Saúde (BiblioSUS), que dissemina a produção literária da esfera federal do SUS e fomenta o debate, a interação, a pesquisa e a promoção da saúde. A Rede BiblioSUS possui 1.358 centros cooperantes (unidades interligadas), sendo 230 no estado de São Paulo.
Sobre a Estação BVS
Por meio da Estação BVS o usuário pode navegar por mais de 13 milhões de referências disponíveis na BVS Saúde Pública Brasil, que dispõe de bases de dados nacionais e internacionais. O cidadão encontra, também, uma grande quantidade de informações institucionais como dicas em saúde, exposições virtuais e as principais políticas públicas e projetos de gestão da saúde pública no Brasil.
A implantação da Estação BVS na esfera estadual já contemplou 25 estados: Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins e Distrito Federal. A meta é que todos os estados sejam contemplados até abril de 2008.
A mobilização das unidades de informação em saúde no estado de São Paulo é um grande diferencial, pois já possui duas Estações BVS, uma localizada na Secretaria Estadual de Saúde e a outra no Conselho Regional de Psicologia/6ª Região. Além disso, o estado conta com o maior quantitativo de bibliotecas participantes da Rede BiblioSUS em todo Brasil. A Estação BVS Unipinhal/SP, torna-se mais um relevante instrumento de acesso à informação em saúde utilizada por gestores, pesquisadores e público em geral.
Para mais informação acesse:
Biblioteca Virtual em Saúde Pública Brasil: http://saudepublica.bvs.br
Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde: www.saude.gov.br/bvs
Rede BiblioSUS: http://www.saude.gov.br/bibliosus
Estação BVS: http://www.saude.gov.br/estacaobvs