Neste ano, 39 países e territórios do hemisfério americano estarão envolvidos com as ações que caracterizam a campanha da Semana de Vacinação nas Américas, campanha que ocorre entre os dias 22 a 29 de Abril de 2006. Esta é uma iniciativa anual coordenada pela OPAS (Organização Mundial de Saúde), Escritório Regional da OMS (Organização Mundial de Saúde) para as Américas, que conta com a colaboração de seus Centros e Representações nos países da Região. Criada para reduzir a ocorrência de doenças que podem ser prevenidas, a campanha 2006 tem como principal mote a frase: "porque as vacinas são um ato de amor".
Em 2003 a campanha contou com o apoio de um total de 19 países nas Américas. O ano seguinte, o número passou a 23. Em 2005, a campanha vacinou mais de 38 milhões de pessoas entre crianças, mulheres em idade fértil, idosos e outros grupos de risco.
"A Semana de Vacinação nas Américas cumpre uma função irrefutável na redução das desigualdades em matéria de vacinação e em concentrar a atenção nacional nas pessoas mais vulneráveis e nas aquelas que têm um acesso mínimo aos serviços sanitários", afirmou Mirta Roses Periago, diretora da OPAS. "E a sustentabilidade da vacinação no programa político regional consolidará seu caráter de bem público regional."