Qualificar os pesquisadores de instituições de saúde da Rede Pan-Amazônica, tornando-os aptos para multiplicar os conhecimentos referentes às pesquisas, visando o melhor desenvolvimento dos estudos nas instituições em que atuam é uma das metas da Organização Pan-Amazônica da Saúde (OPAS/OMS) para 2008, concretizada durante a 1ª Semana Amazônica de Capacitação em Pesquisa em Saúde, realizado de 1 a 5 de dezembro de 2008, nas dependências do Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD) Fiocruz Amazônia.
A cerimônia de abertura aconteceu na manhã do dia 1º e contou com a presença da diretora técnico-científica da Fapeam, Elizabeth Brock; da representante do Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit) do Ministério da Saúde (MS), Nair Ramos de Souza; o secretário de Estado da Saúde, Agnaldo Costa; da assessora de CT&I em Saúde da OPAS/OMS Brasil e organizadora do evento, Priscila Andrade; e do diretor do ILMD, Roberto Sena Rocha.
Andrade destacou em seu discurso de abertura que esta é uma oportunidade de realizar capacitações que fortaleçam a pesquisa em saúde e o intercâmbio entre pesquisadores. Segundo ela, este é um apoio inicial, cujo objetivo é a formação de pessoas que multipliquem o conhecimento nas instituições em que atuam, promovendo o melhoramento curricular em nível institucional. O secretário Agnaldo Costa, por sua vez, declarou-se feliz em prestigiar esta iniciativa de qualificação em saúde, visto que é uma área de grande importância com necessidade de melhorias que podem ocorrer a partir da investigação científica, pois estas geram informações que auxiliam na construção de políticas públicas, e, diante disto, declarou a importância da criação de um Departamento de C&T dentro da Secretaria de Saúde do Estado do Amazonas.
Após a mesa de abertura foram realizadas as palestras "Projeto Especial Amazônico de C&T", "Programa de Pesquisa para o SUS na Amazônia Legal: Avanços e prioridades de pesquisa" e "Acordo Multilateral Amazônico de C&T: Prioridades e desafios", realizadas, respectivamente, por Priscila Andrade (Opas/OMS), Nair Ramos de Souza (Decit/MS) e Roberto Sena Rocha (ILMD/Fiocruz Amazônia). Finalizada esta primeira parte do evento os participantes do evento seguiram para as salas onde seriam realizados os cursos de capacitação 1. "Gestão de Projetos de Pesquisa Biomédica", 2. "Método de Investigação em Sistemas e Serviços de Saúde" e 3. "Biblioteca virtual em Saúde Pan-amazônica de CT&IS".
O evento é organizado pela Organização Pan-Amazônica da Saúde (OPAS/OMS), Ministério da Saúde e Fiocruz, tendo como colaborador o Comitê Gestor Pró-Rede Pan-Amazônica de CT&IS.