Novo Portal Cochrane BVS amplia acesso às fontes de evidências

A BIREME/OPAS/OMS estará operando, a partir de abril de 2007, o novo Portal da Cochrane na Biblioteca Virtual em Saúde – no endereço http://cochrane.bvsalud.org/, que oferece aos profissionais de saúde de todos os países da América Latina e do Caribe o acesso à uma coleção ampliada de fontes de informação produzida pela Colaboração Cochrane, seus Grupos Colaboradores de Revisão e Centros de Colaboração. Esta coleção de fontes de informação de qualidade e independente, facilita e promove os processos de decisão em saúde baseados em evidências da pesquisa científica.

A coleção do novo Portal Cochrane BVS, além das bases de dados originais da Biblioteca Cochrane, produzidas pela Colaboração Cochrane, inclui outras seis fontes de informação no idioma espanhol que conformam a Biblioteca Cochrane Plus, produzida pelo Centro Cochrane Ibero-Americano e pela Rede Cochrane Ibero-Americana, assim como um conjunto de resumos de revisões sistemáticas da Cochrane no idioma português, produzido pelo Centro Cochrane do Brasil.

O acesso à Biblioteca Cochrane na BVS está disponível para América Latina e Caribe há quatro anos com um número crescente de usuários. São mais de 87 mil usuários individuais e 2.685 instituições registradas, correspondendo a uma média mensal de 34 mil visitas ao site da Biblioteca Cochrane na BVS. O serviço teve seu início em 2002 após acordo com a Update Software e foi implementado com uma operação experimental de um ano restrita a usuários do Brasil. Em 2003, a BIREME fez novo acordo com a Update Software e extendeu a sua cobertura para os usuários de todos os países da América Latina e do Caribe, com apoio do Centro Cochrane do Brasil e do Ministério de Educação do Brasil, através da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A partir de 2005 a licença da Biblioteca Cochrane passou a ser realizada com a companhia Wiley & Sons para acesso livre em toda América Latina e Caribe.

Facilidades do Novo Portal Cochrane

O novo Portal Cochrane BVS é operado nos idiomas espanhol, inglês e português e representa um avanço notável nas facilidades de acesso e uso das melhores evidências no âmbito das instituições dos sistemas nacionais de pesquisa, educação, promoção e atenção à saúde, assim como a sociedade em geral. Assim, autoridades, gestores, pesquisadores, médicos e profissionais da saúde, pacientes e o usuário em geral da América Latina e Caribe terão acesso liberado e diferenciado à principal coleção internacional de evidências da pesquisa científica em saúde.

O novo portal amplia os contéudos e oferece mais facilidades para a pesquisa de conteúdos, navegação e links. Assim, por exemplo, as revisões sistemáticas da Cochrane são disponibilizadas com links entre os textos completos em inglês e espanhol e com o resumo em português. O melhoramento progressivo do portal e dos seus serviços integrados na BVS é um compromisso da BIREME com vistas a promover a democratização do acesso e do uso de informação científica e evidências nos processos de decisão em saúde. Para tanto, a BIREME conta com a colaboração de centenas das instituições da rede BVS e, em particular, das instituções que participam ativamente da Rede Cochrane Ibero-Americana.

A construção e a operação regular do novo Portal Cochrane BVS são resultados de esforços conjuntos de muitas instituições e indivíduos realizados nos últimos anos que conduziram à renovação e ao estabelecimento de contratos e acordos de cooperação entre a Organização Pan-Americana da Saúde, através da BIREME, com as empresas Wiley & Sons e Update Software, que produzem e distribuem respectivamente a Biblioteca Cochrane (Cochrane Library ) e a Biblioteca Cochrane Plus (Cochrane Library Plus).

Todo o processo de posta em marcha e desenvolvimento do portal vem sendo realizado pela BIREME em estreita colaboração com o Centro Cochrane Ibero-Americano, a Rede Cochrane Iberoamericana e o Centro Cochrane do Brasil.

No projeto do portal, a BIREME propõe o acesso livre aos conteúdos para os usuários que se conectam a partir dos países da América Latina e Caribe. Para tanto, os custos anuais relativos à assinatura e operação técnica do portal serão compartilhados com aportes financeiros dos paises da América Latina e Caribe, tendo como base a experiência da assinatura da Biblioteca Cochrane em inglês, que vem sendo financiada por recursos financeiros e de infra-estrutura aportados pelo Brasil por meio dos signatários do Convênio de Manutenção da BIREME – Ministérios da Saúde e Educação, Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e a Universidade Federal de São Paulo, em cujo campus se localiza a BIREME.

Nesse sentido, a OPAS, por meio da BIREME, assinou contrato por dois anos com a Update Software para a assinatura anual da Biblioteca Cochrane Plus e a preparação dos conteúdos para integração no portal Cochrane BVS, com o objetivo de viabilizar a sua diponibilização em acesso livre para todos países da América Latina e Caribe. Seguindo as recomendações da Rede Cochrane Ibero-americana, o contrato prevê que os custos relativos à Biblioteca Cochrane Plus em espanhol serão compartilhados com um grupo de paises da América Latina e Caribe, segundo quotas anuais proporcionais originadas de instituições públicas e privadas. São sete países recomendados pela rede para compartilhar proporcionalmente os custos do portal : Argentina (16%), Chile (8%), Colombia (16%), Costa Rica (6%), México (24%), Uruguay (6%) e Venezuela (16%) e de Porto Rico (8%). Para 2007, o pagamento das quotas deverá ser efetivado até 30 de maio. Os demais países da América Latina e Caribe estão isentos da contribuição até 2008. A participação dos governos, ministérios, universidades e instituições nacionais na sustentabilidade do acesso à fontes de informação do Portal Cochrane BVS é promovida nacionalmente através das Representações da OPAS/OMS nos países.

Desta forma, o acesso às coleções no Portal Cochrane BVS será controlado e diferenciado. Os usuários da Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, México, Porto Rico, Uruguai e Venezuela terão acesso livre condicionado ao pagamento da respectiva quota de contribuição financeira. Usuários dos demais países da América Latina e Caribe, terão acesso livre.

Assim, o Portal Cochrane BVS opera com acesso controlado, com identificação preferencialmente automática de domínios de acesso nacional dos países da América Latina e Caribe. Não haverá no Portal Cochrane BVS serviços baseados em assinaturas individuais ou institucionais. Este tipo de assinatura está disponível nos serviços oferecidos pela Update Software para acesso à Biblioteca Cochrane Plus em espanhol e pela Wiley Sons para acesso à Biblioteca Cochrane em inglês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.