A reunião foi organizada pela Diretora do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais (DIAHV), Adele Benzaken, com o objetivo de ouvir os representantes da região amazônica para a elaboração de estratégias que permitam executar o plano de ação para o enfrentamento das hepatites virais na Região Norte do Brasil, com enfoque na hepatite Delta.
A proposta do plano foi apresentada pelo técnico do DIAHV Elton Carlos, com foco direcionado para a vigilância epidemiológica, prevenção, assistência e articulação com a sociedade civil, além de forte empenho em comunicação, para levar informações à população.
O plano pretende mapear a oferta de serviços de saúde para prevenção, diagnóstico e tratamento; identificar o itinerário terapêutico para ações efetivas; e incrementar ações para a vigilância epidemiológica das hepatites B, C e D; incentivar a ampliação da cobertura vacinal e estimular ações para reduzir a transmissão vertical da hepatite B é outro item relevante das ações que estão sendo planejadas.
Ao final dos trabalhos, a equipe definiu a composição do grupo de trabalho que irá participar do projeto. O próximo encontro está previsto para ocorrer no mês de maio, e terá como objetivo a discussão de ações a serem elaboradas pelos Estados, visando reforçar a construção coletiva de todo o plano. O grupo acordou que a intenção é dar início às ações no segundo semestre de 2017.
PARTICIPANTES – Participaram da reunião Raimunda Formiga, do Departamento de Atenção à Saúde Indígena (DASI); Wornei Braga, da Fundação de Medicina Tropical Heitor Vieira Dourado, de Manaus; Nelson Roberto Guedes, da Coordenação Estadual de IST/Aids e Hepatites Virais do Acre; Maria Cisalpina Cantão, da Coordenação Estadual de Hepatites Virais do Pará; Edna Maria Gonçalves, do Serviço de Assistência Especializado (SAE) do Acre; Lucieli Chaves, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (USP); Josana Figueiredo, da Coordenação Estadual de Hepatites Virais do Amazonas; e integrantes do corpo técnico da área de hepatites virais do DIAHV.