Medicamento contra mal de Parkinson será produzido no Brasil

A Fiocruz, por meio do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos), começa neste ano a distribuir o dicloridrato de pramipexol genérico  – medicamento usado no tratamento da doença de Parkinson. A parceria com o laboratório alemão Boehringer Ingelheim foi oficializada na manhã desta sexta-feira (15/3), em evento realizado na sede da Fundação, em Manguinhos (RJ).

O fármaco, que ainda é produzido pela indústria alemã, será distribuído no Brasil a partir deste ano, por meio do Sistema Único de Saúde, nas apresentações de comprimidos de 0,125 mg, 0,250 mg e 1,0 mg. A previsão é que em 2018 o medicamento seja totalmente produzido no Complexo Tecnológico de Medicamentos da unidade, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.

A transferência tecnológica vai beneficiar cerca de 20 mil pacientes que fazem uso do medicamento além de gerar uma economia de R$ 90 mi aos cofres públicos durante os cinco anos de parceria.

Um dos objetivos do acordo é o fortalecimento da indústria farmoquímica nacional: “Além de aumentar nossa soberania tecnológica, a parceria vai ampliar o acesso do medicamento à população e, consequentemente, contribuir para que parte da economia seja destinada a outros medicamentos”, destaca o diretor de Farmanguinhos, Hayne Feliep da Silva.

Acesse a página de Farmanguinhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.