Maranhão tem cesáreas acima do recomendado

Um estudo produzido por pesquisadores da Universidade Federal do Maranhão apontou a discrepância entre a preferência da gestante e o tipo de parto realizado. O levantamento feito em duas maternidades do estado, uma do serviço público e outra do setor privado, em São Luís, capital do Maranhão, mostrou que 79,1% das mulheres consultadas na maternidade pública preferiam o parto vaginal, embora 46% das gestantes tenham realizado parto cesáreo. Na maternidade privada, a preferência era oposta: 67,4% das mulheres analisadas gostariam de fazer cesarianas e 97,8% das gestantes realizaram o procedimento cirúrgico.

Os dados superam a média brasileira de partos cesáreos (70%, no atendimento privado). A Organização Mundial da Saúde (OMS) define como ideal o percentual entre 10% e 15% de partos cesáreos. Os resultados do estudo foram publicados na última edição da revista Cadernos de Saúde Pública da Fiocruz.

Leia mais na Agência Fiocruz de Notícias

Confira o artigo publicado na revista Cadernos de Saúde Pública

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.