Os sentidos da saúde e da doença é o mais novo título da coleção Temas em saúde da Editora Fiocruz. A obra discorre sobre as definições de saúde e doença e debate se os conceitos existentes a respeito dos termos podem ou não ser definidos do mesmo modo na perspectiva da medicina como no ponto de vista daqueles que as experimentam.
A obra é assinada por Dina Czeresnia, médica, doutora em saúde pública, pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz); Elvira Maria Godinho de Seixas Maciel, médica, doutora em filosofia, também pesquisadora da Ensp/Fiocruz; e Rafael Antonio Malagón Oviedo, odontologista, mestre em educação, professor da Universidad Nacional de Colombia. Os autores não consideram satisfatórias as definições de saúde e doença estritamente científicas, fundamentadas apenas no conhecimento médico e biológico, e em parâmetros quantitativos. Ou seja: eles vão muito além daquela velha máxima biomédica de que saúde é a ausência de doenças.
As transformações dos conceitos de saúde e de doença ao longo do tempo são analisadas no livro, que não só aborda a formação desses conceitos, mas também as questões ligadas à prevenção de doenças e à promoção da saúde. Como comparar as epidemias, pestes, quarentenas e confinamento dos leprosos na Idade Média à ocorrência, na atualidade, de surtos que obedecem a certos padrões epidêmicos, às doenças emergentes, reemergentes e negligenciadas? Como pensar a busca incessante pela saúde perfeita e o discurso do risco?
As transformações que se anunciam hoje, segundo os autores, sinalizam “a necessidade de uma visão mais complexa, mais ecológica da relação homem/mundo” [diz trecho da obra]. Uma visão que pode ser enriquecida por aportes de textos literários.
Leia mais no site da Editora Fiocruz.