Laboratório brasileiro vai produzir vacina contra o vírus HPV

Em cinco anos, a vacina contra o vírus HPV será produzida no Brasil. Esse é o período necessário para a total transferência de tecnologia de um laboratório internacional privado ao Instituto Butantan, ligado ao Ministério da Saúde. A medida é resultado de Parceria para o Desenvolvimento Produtivo entre os três órgãos e beneficia meninas de 9 a 13 anos na prevenção do câncer de colo do útero, causado em grande parte pelo HPV.

A presidenta da República, Dilma Rousseff, explica que além de proteger as futuras mulheres do país, essa parceria gera autonomia para o Brasil. “Gera saber no Brasil porque vai gerar a nossa capacidade de nos apropriar de tecnologia. Ela gera outra coisa também, ela gera uma independência do Brasil em relação a remédios, vacinas estratégicas para o país”, destaca a presidenta.

Por meio dessa Parceria para o Desenvolvimento Produtivo, o Ministério da Saúde vai investir um bilhão e cem milhões de reais na compra de 41 milhões de doses da vacina durante cinco anos, ao preço de R$ 31,02 cada dose. Somente este ano, essa parceria gerou uma economia de 83 milhões e 500 mil reais. Segundo o ministro da Saúde, Arthur Chioro, a economia pode ser ainda maior. “E no quinto ano, quando nós já estivermos produzindo aqui, graças a transferência de tecnologia, a vacina vai estar custando alguma coisa em torno de nove dólares e, se tiver novos laboratórios e baixar mais o preço, a gente vai pagar mais barato ainda porque é esse os termos do acordo que foi feito. Uma ação inteligente, coordenada que merece de todos os brasileiros e brasileiras o reconhecimento, a nossa capacidade de ter autossuficiência, autonomia para produzir as vacinas para nosso povo”, explica o ministro.

Para este primeiro ano de imunização contra o vírus do HPV, o Ministério da Saúde adquiriu 15 milhões de doses da vacina. A meta é vacinar cinco milhões e duzentas mil meninas de 11 a 13 anos de idade em todo o Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.