Instituto de Câncer de São Paulo

A Secretaria de Estado da Saúde entregará no próximo dia 5 de maio o Instituto do Câncer de São Paulo "Octavio Frias de Oliveira" (ex-Instituto Doutor Arnaldo). Será o maior hospital especializado em oncologia da América Latina, com 580 leitos para tratamento dos mais diversos tipos de câncer. Atualmente o maior do mundo na área é o MD Anderson, no Texas (EUA).

Com o novo hospital, a cidade de São Paulo terá três vezes mais vagas públicas exclusivas para tratamento de pacientes com câncer. Do total de leitos, 360 serão de apartamentos com dois leitos, 84 de UTI e terapia semi-intensiva e 30 de hospital dia, além de vagas específicas de observação, recuperação pós-anestésica e cuidados paliativos, dentre outras.

Quando estiver em pleno funcionamento, o novo hospital realizará por mês cerca de 1,5 mil internações, 33 mil consultas ambulatoriais, 1,3 mil cirurgias, 6 mil sessões de quimioterapia e 420 de radioterapia. Haverá, no total, 124 ambulatórios médicos. O custo anual do instituto foi estimado em R$ 190 milhões.

Inicialmente o novo hospital irá oferecer atendimento ambulatorial em oncologia clínica e ginecológica, além de quimioterapia e 12 leitos de UTI. Também entrarão em operação na primeira fase o pronto-atendimento e todas as unidades de apoio, como nutrição, vestiários, refeitório, central de almoxarifado, farmácia e rouparia.

Até o final deste ano, está prevista a ampliação do atendimento ambulatorial e início das internações clínicas e cirúrgicas. O hospital deverá estar com todas as suas áreas em operação até o fim de 2009, incluindo o serviço de radioterapia.

O gerenciamento do Instituto do Câncer de São Paulo ficará a cargo da Fundação Faculdade de Medicina, da Faculdade de Medicina da USP, sob contrato de gestão, implantado pelo governo paulista desde 1998.

Mais informação:
(0XX11) 3066-8707/8711

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.