Goiânia (GO) passou a integrar uma extensa rede de informação em saúde. No dia 23 a capital goiana recebeu a 21ª unidade do projeto Estação Biblioteca Virtual em Saúde (Estação BVS), que foi implantada na Escola Estadual de Saúde Pública Cândido Santiago da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás – SES-GO (Rua 26 s/ n. – Bairro Santo Antônio). A Estação BVS de Goiânia é uma iniciativa da SES-GO em parceria com o Ministério da Saúde e Organização Pan-americana da Saúde, por meio do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME/OPAS/OMS).
A solenidade de inauguração contou com a presença de representantes da SES-GO, do Ministério da Saúde, das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde e da BIREME/OPAS/OMS. Na ocasião ocorreu ainda uma demonstração das principais fontes de informação da Biblioteca Virtual Saúde Pública e Economia da Saúde, com destaque aos temas de saúde pública, psicologia e dicas para acessar a produção legislativa e bibliográfica da esfera federal do Sistema Único de Saúde (SUS).
Atuando na promoção da inclusão digital, a Estação BVS permite aos usuários acesso livre e gratuito a informações técnico-científicas geradas por instituições do SUS e acadêmicas disponíveis na BVS. O espaço de consultas se destina a gestores, pesquisadores, estudantes, profissionais em saúde e sociedade em geral.
Democratização – Por meio da Estação BVS o usuário pode navegar por mais de 15 milhões de referências disponíveis na BVS SP – Brasil, que dispõe de bases de dados nacionais e internacionais como a Coleção Nacional das Fontes de Informação do SUS (ColecionaSUS), a Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs) e a Literatura Internacional em Ciências da Saúde e Biomédica (Medline).
Na BVS, o cidadão encontra, também, uma grande quantidade de informações institucionais como dicas em saúde, exposições virtuais e as principais políticas públicas e projetos de gestão da saúde pública no Brasil.
A Estação BVS faz parte de uma política de informação em Saúde para a qualificação, promoção da eqüidade e valorização das secretarias estaduais e municipais de Saúde e para a consolidação da Rede de Bibliotecas e Unidades de Informação Cooperantes da Saúde (Rede BiblioSUS).
A implantação da Estação BVS já ocorreu em 21 estados: Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins e Distrito Federal. A meta do Ministério da Saúde é que todos os estados sejam contemplados com pelo menos uma unidade da Estação até julho deste ano.