O Hospital Universitário (HU) da USP acaba de ganhar um Centro Cirúrgico Inteligente para melhorar a atenção aos doentes e aprimorar a formação de novos cirurgiões. O investimento, de cerca de R$ 4 milhões, foi doado ao HU a partir de um projeto coordenado pelo médico Miguel Srougi, do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP). A cerimônia de inauguração do novo centro aconteceu na manhã desta segunda-feira, 22 de setembro.
Para Srougi, “essa modernização tecnológica em um hospital universitário tem um significado maior, já que remete ao setor acadêmico e universitário o papel perdido nos últimos anos, o de agente propulsor das inovações na área de assistência médica em saúde pública”.
Com as tecnologias avançadas instaladas será possível realizar procedimentos minimamente invasivos, integrando a assistência à saúde ao ensino. “Esse fato é um diferencial em relação aos hospitais universitários, integrando a incorporação tecnológica, o ensino e o SUS, além de permitir pesquisas na área de videocirurgia”, explica o cirurgião José Pinhata, diretor do Departamento Médico do HU.
“Essa melhoria é muito significativa para a instituição, que tem como missão o ensino, a assistência e a pesquisa. Com essas tecnologias os profissionais do HU terão melhores condições para a assistência e o ensino”, diz a superintendente do HU, professora Sandra Grisi.
Equipado com sistema de transmissão de imagem para locais remotos, permitindo o ensino da cirurgia à distância, equipamentos para cirurgias minimamente invasivas (laparoscopia, endoscopia), esse novo Centro Cirúrgico será utilizado pela equipe de cirurgiões para a realização de procedimentos videoassistidos em todas as áreas e especialidades da medicina.
O Centro também promoverá a inserção do ensino do hospital e, consequentemente, do atendimento ao paciente, ao que existe de mais moderno na cirurgia. Com essas tecnologias de ponta os residentes poderão treinar melhor e compreender os avanços dos últimos anos, informa o cirurgião Srougi.
Atualmente, o HU realiza em média 500 cirurgias mensais. Com o novo centro cirúrgico será possível ampliar mensalmente em cerca de 200 cirurgias de média e alta complexidade.