Unidades vinculadas à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) estão integradas na campanha mundial para alertar os ricos que a obesidade oferece, entre tantos outros, à saúde dos rins. Ações como palestras, avaliações e orientações de profissionais de saúde serão promovidas em alusão ao Dia Mundial do Rim, comemorado no dia 9 de março.
No Espírito Santo, o Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam) contará com atividades entre os dias 06 e 10 de março, com eventos para a população e os profissionais da unidade.
No dia 9, o Hucam receberá médicos, enfermeiros, assistentes sociais, nutricionistas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, educadores físicos e acadêmicos que prestarão serviços à população em geral. O atendimento ao público nesse dia acontecerá no período das 8h às 16h, com previsão de 500 atendimentos.
Serão realizados serviços como: avaliação e orientação nutricional e clínica, aferição de pressão arterial, verificação de glicemia capilar, orientações de atividades físicas. A proposta é uma estratégia global de prevenção de doenças renais em pacientes assintomáticos.
O dr. Lauro Vasconcellos Filho explicou que a motivação para realizar a campanha vem dos dados alarmantes de aumento da incidência e prevalência da doença renal crônica (DRC) em todo o mundo. “Esperamos conscientizar a população e médicos de outras especialidades de que o diagnóstico precoce das doenças renais permite maiores benefícios das intervenções protetoras dos rins”, concluiu o chefe do Serviço de Nefrologia do hospital.
Maranhão contra a obesidade
O Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA) promoverá um dia de atividades voltados para a temática “Doença Renal e Obesidade, Estilo de Vida Saudável para Rins Saudáveis”, também no dia 9 de março. A ação ocorrerá no Shopping da Ilha, das 10h às 22h, com aferição de pressão arterial, glicemia capilar e avaliação de medidas antropométricas (verificação do peso corporal, altura, circunferência abdominal e cálculo de IMC).
Além disso, haverá distribuição de panfletos explicativos, mostrando os cuidados que se devem ter com os rins, orientações ao público prestadas por profissionais e acadêmicos do HU-UFMA.
Dicas
- Um bom início para a prevenção da Doença Renal Crônica:
- Mantenha-se em forma.
- Pratique atividade física regularmente.
- Mantenha sua alimentação saudável.
- Evite o sobrepeso.
- Mantenha-se hidratado, tomando líquidos.
- Controle o nível de açúcar no sangue (glicemia) para evitar o diabetes.
- Monitore sua pressão arterial.
- Consulte um médico regularmente para acompanhar a situação dos seus rins.
- Não fume.
- Evite bebidas alcoólicas.
- Não tome remédios sem orientação médica
Sobre a Ebserh
A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação, administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas. O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.