Fórum discute política sobre informação em saúde

Foi encerrado ontem (7), em Brasília (DF), o I Fórum de Informação em Saúde (I FIS). O evento, que reuniu cerca de 250 profissionais de 25 instituições, teve quatro atividades paralelas: a I Oficina de Patrimônio Cultural; o III Encontro da Rede BiblioSUS; a I Oficina de Periódicos Institucionais; e a I Oficina de Gestão Arquivística de Documentos Digitais.

O I FIS fomentou o intercâmbio de experiências entre profissionais de documentação, informação, informática, comunicação e cultura, propiciando atualização profissional e discussões sobre os avanços na formulação e implantação da gestão do conhecimento e construção de uma política nacional de informação em saúde.

Os presentes ao evento debateram a valorização do patrimônio cultural da saúde, a implementação da política editorial, o aperfeiçoamento da gestão arquivística de documentos, a construção da Biblioteca Virtual em Saúde do Brasil e o fortalecimento da Rede de Bibliotecas e Unidades de Informação Cooperantes da Saúde no Brasil (Rede BiblioSUS).

A carta com as recomendações do encontro, que foi promovido pela Coordenação-Geral de Documentação e Informação do Ministério da Saúde, está transcrita abaixo:

 

CARTA DE COMPROMISSO DOS PROFISSIONAIS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE

Na perspectiva da construção de uma política nacional de informação, educação e comunicação em saúde que garanta à sociedade o usufruto de seus direitos, nós, profissionais integrados às práticas de gestão do conhecimento e dos serviços de atendimento ao cidadão, reafirmamos o nosso compromisso com a efetivação dessa política, de forma a fortalecer a participação social e a consolidação do Sistema Único de Saúde nas suas diretrizes e propósitos.

Entendemos que esse desafio impõe a incorporação e a afirmação de princípios éticos e a valorização desse campo de trabalho, como um elo fundamental entre os mecanismos de democratização do conhecimento em saúde, na condição de bem público e força motriz que aprimora as relações entre Estado e Sociedade na conquista da justiça social.

É necessário enfocar a informação, a educação e a comunicação no seu amplo sentido e, com suas peculiaridades que envolvem gestores, profissionais, conselheiros e usuários na utilização de vários suportes e meios de produção, captação, registro, preservação, acesso, segurança, intercâmbio e circulação de conhecimento. Uma política que expresse esse conceito de forma integrada e interdependente elucida sua dimensão emancipatória e traz à tona os princípios de integralidade, de universalidade e da eqüidade do SUS.

Dessa forma, registramos como vertentes desse propósito contribuir na efetivação do Pacto Nacional de Gestão da Saúde em Defesa da Vida e do SUS – consensuado pelas três esferas de gestores (federal, estadual e municipal) e pelo Conselho Nacional de Saúde – e do Pacto pela Democratização e Qualidade da Informação e Comunicação em Saúde com foco no Controle Social, construído pelos Conselhos de Saúde.

O I Fórum de Informação em Saúde, realizado em Brasília, no período de 5 a 7 de dezembro de 2006, com a participação de cerca de 250 profissionais e 25 instituições, debateu sobre a valorização do Patrimônio Cultural da Saúde, a  implementação da Política Editorial, o aperfeiçoamento da Gestão Arquivística de Documentos, a construção da Biblioteca Virtual em Saúde do Brasil e o fortalecimento da Rede de Bibliotecas e Unidades de Informação Cooperantes da Saúde no Brasil – Rede BiblioSUS.

            A presente carta explicita o compromisso desse conjunto de profissionais e instituições com os propósitos do I FIS, com a efetivação das recomendações da 12ª Conferência Nacional de Saúde e com a valorização e engajamento dos trabalhadores envolvidos neste campo de atuação para construção de uma política nacional de informação, comunicação e educação e com a efetiva participação na realização da primeira conferência nacional sobre o tema, prevista para o ano de 2007.

 

Agência Saúde

Mais Informações

Coordenação-Geral de Documentação e Informação do Ministério da Saúde

Assessoria de Comunicação

Tel: (61) 3315-2431 (Marcus Santos)

Fax: (61) 3321-3731

E-mail: marcus.santos@saude.gov.br

Portal: www.saude.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.