Os moradores da capital catarinense conquistaram um importante instrumento de acesso à informação e promoção da cidadania. Chega à cidade a Estação Biblioteca Virtual em Saúde (Estação BVS) – a segunda instalada em Santa Catarina.
Atuando na promoção da inclusão digital, a Estação BVS permite aos usuários acesso livre e gratuito as informações técnico-científicas geradas por instituições do Sistema Único de Saúde (SUS) e acadêmicas disponíveis na BVS, destacando-se a BVS SP Brasil (http://saudepublica.bvs.br) e BVS Ecos (http://economia.saude.bvs.br). O espaço de consultas se destina a gestores, pesquisadores, estudantes, profissionais em saúde e sociedade em geral.
A finalidade das Estações BVS é democratizar o acesso às fontes de informação no campo da saúde pública. Por meio dela, o usuário pode navegar por mais de 13 milhões de referências disponíveis na Biblioteca Virtual em Saúde Pública (BVS SP – Brasil), que dispõe de bases de dados nacionais e internacionais como a base de dados Coleção Nacional das Fontes de Informação do SUS (ColecionaSUS), a Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs) e a Literatura Internacional em Ciências da Saúde e Biomédica (Medline).
A Estação BVS é uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com o Bireme/Opas. A Estação BVS faz parte de uma política de informação em Saúde para a qualificação, promoção da eqüidade e valorização das secretarias estaduais de Saúde, bem como para a consolidação da Rede de Bibliotecas e Unidades de Informação Cooperantes da Saúde (Rede BiblioSUS). A Rede BiblioSUS possui 1.199 centros cooperantes (unidades interligadas), sendo 53 em Santa Catarina.
Saiba mais sobre as Estações BVS em:
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/estacao/bvs.html
Saiba mais sobre a Rede BiblioSUS em:
http://www.saude.gov.br/bibliosus