Fiocruz lança edital para pesquisador visitante

Estão abertas, até o dia 27 de novembro, as inscrições para o Programa Pesquisador Visitante da Fiocruz (PV) – desenvolvido pela Vice-Presidência de Pesquisa e Laboratórios de Referência em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) abriu processo para seleção de dez perfis que serão incorporados aos seus departamentos, centros e núcleos. As vagas são direcionadas a pesquisadores com doutorado concluído em instituições nacionais e internacionais, e os candidatos deverão fazer sua inscrição por meio do preenchimento de formulário eletrônico, disponível no endereço http://www.pv.fiocruz.br/.

De acordo com a Vice-Diretora de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da ENSP, Margareth Portela, o processo de definição das vagas foi realizado de forma conjunta, com participação dos pesquisadores, chefes de departamento, coordenadores de pesquisa, e definido na reunião do Colegiado de Pesquisa da ENSP. "Foi um processo de discussão rico e maduro, no qual buscamos equilibrar as demandas, além de fortalecer os próprios departamentos e interesses da Escola", admitiu.

As vagas serão distribuídas entre o Núcleo de Assistência Farmacêutica (NAF), o Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli (Claves) e os departamentos de Administração e Planejamento em Saúde (Daps), Ciências Sociais (DCS), Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh), Saneamento e Saúde Ambiental (DSSA), Epidemiologia e Métodos Quantitativos em Saúde (Demqs) e Ciências Biológicas (DCB).

A seleção dos candidatos terá como principais critérios: produção científica, tecnológica ou artístico-cultural nos últimos três anos, divulgada nos principais veículos de difusão científica das áreas de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, relacionada ao perfil e à modalidade da bolsa; experiência no desenvolvimento de protótipos, processos e produtos na área temática relacionada ao perfil pretendido e compatível com a modalidade da bolsa pretendida (Pós-Doutorado Júnior ou Pesquisador Sênior); mérito técnico-científico da proposta de contribuição para o fortalecimento da área temática e/ou linha de pesquisa, explicitada na carta de intenção, e sua pertinência e relevância para o perfil e modalidade de bolsa pretendida; além da adequação do curriculum vitae do candidato ao perfil e à modalidade de bolsa pretendida.

Para Margareth, a possibilidade de incorporar novos pesquisadores à instituição é uma forma de fortalecer a Escola e a própria formação do candidato. "Além de ser uma oportunidade de o pesquisador ganhar status de pós-doutorado júnior, por meio da triangulação entre ENSP, Fiocruz e CNPq, trabalhar nessa instituição é sempre uma grande oportunidade. Os pesquisadores não só fortalecem sua própria formação, como também contribuem com a produção institucional por meio de seus programas de pós-graduação e grupos de pesquisa. Trata-se de um programa estratégico e fundamental dentro da Fundação, tanto no papel de formação, que cabe à Fiocruz, quanto na sua produção acadêmica."

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.