O objetivo é conceder bolsas de doutorado a profissionais interessados em realizar cursos de pós-graduação stricto sensu em programas de pós-graduação recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em outros estados da Federação.
O RH Doutorado Fluxo Contínuo traz duas novidades: é exclusivo para estudantes de doutorado e pode ser concedido a qualquer época do ano. A pessoa residente no Amazonas que tiver a confirmação de que foi selecionada em curso de doutorado em outro estado pode se candidatar a uma bolsa e o pedido será avaliado pela Fapeam, explicou Odenildo Sena, diretor-presidente da fundação.
O edital terá vigência enquanto existirem cotas de bolsas para o RH Doutorado Fluxo Contínuo. A Fapeam aplicará recursos financeiros estimados em R$ 2,39 milhões, valor que poderá ser ampliado caso haja possibilidade orçamentária.
A Fapeam já dispõe de programa de financiamento de bolsas de pós-graduação stricto sensu, o RH Posgrad, destinado a alunos de mestrado e doutorado em instituição fora do estado. A maior diferença é que, para esse programa, só é lançado um edital anual, sem a possibilidade de concessão de bolsas fora do prazo determinado.
A bolsa de doutorado da Fapeam é de R$ 1.495 mensais. No presente programa, o candidato selecionado receberá bolsa por 12 meses, com renovação anual até o máximo de 48 meses. Também estão previstas duas mensalidades adicionais de bolsas destinadas ao auxílio com despesas de deslocamento e instalação, pagas com a primeira mensalidade, além de uma mensalidade adicional para auxiliar nas despesas com a confecção da tese.
Mais informações: www.fapeam.am.gov.br