O Centro de Estudos da ENSP retorna para mais uma atividade. Dessa vez, no dia 27 de outubro, com o tema A Europeização das Políticas de Saúde. A palestrante convidada é a diretora de Pesquisas do Centre National de la Recherche Scientifique, da França, Monika Steffen. Os debatedores são o pesquisador da ENSP/Fiocruz Nilson do Rosário Costa e o consultor legislativo na área de saúde pública da Câmara dos Deputados Geraldo Lucchese. O evento está marcado para 14h, no salão internacional da ENSP, é aberto a todos os interessados, não é necessário inscrição prévia e será transmitido pela Rede Fiocruz.
A conferência analisará a situação complexa, às vezes considerada caótica, da ação da União Europeia no domínio da saúde. Os Estados membros detêm a exclusividade das competências de suas políticas de saúde, mas os níveis nacionais e locais (regiões) são cada vez mais afetados pela ação da UE no domínio da saúde. A conferência abordará como os serviços de saúde são afetados pela integração europeia e como os diferentes desafios de saúde pública (HIV, sangue contaminado, doença da Vaca Louca) alargaram o escopo de atuação da UE e produziram a institucionalização de novos poderes.
Currículo dos debatedores:
Monika Steffen – socióloga e cientista política. Professora e pesquisadora do Institut dÉtudes Politiques, Universidade Pierre-Mendès France, Grénoble (França) e diretora de Pesquisas do Centre National de la Recherche Scientifique (França).
Nilson do Rosário Costa – sociólogo, mestre em Sociologia pelo Iuperj e doutor em Arquitetura e Urbanismo pela USP. Professor titular da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Atualmente, é coordenador do Curso de Mestrado Profissional Desenvolvimento e Políticas Públicas. Áreas de atuação: avaliação de políticas e programas, descentralização, gestão pública, administração pública e reforma do Estado.
Geraldo Lucchese – farmacêutico, sanitarista. Mestre e doutor em saúde pública pela ENSP/Fiocruz. Trabalhou na Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde, quando exerceu a coordenação dos trabalhos de harmonização da legislação sanitária no Mercosul. Colaborou na Coordenação do Subgrupo de Trabalho nº 11 – Saúde, do Mercosul. Atualmente, é consultor legislativo da Câmara dos Deputados – área de Saúde Pública.