Estações BVS estão em 24 Estados brasileiros e no Distrito Federal

Treze Estações BVS foram recentemente inauguradas nos Estados de Rondônia, Roraima, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina e Tocantins. Iniciativa liderada pelo Ministério da Saúde do Brasil no âmbito da Biblioteca Virtual em Saúde, as Estações BVS contabilizam hoje 38 unidades inauguradas no Brasil (incluindo Estações Estaduais e Municipais).

O objetivo da iniciativa é contribuir com o acesso eqüitativo, o fortalecimento e a ampliação do uso de fontes de informação científica e técnica da BVS no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) para subsidiar gestores no processo de tomada de decisão em saúde, pesquisadores, profissionais e estudantes.

A Estação BVS – espaço com computador, impressora e mobiliário – permite que gestores, pesquisadores, estudantes, profissionais em saúde e sociedade em geral tenham acesso livre e gratuito à informação técnico-científica em saúde nas fontes de informação contidas na BVS SP Brasil e na BVS Economia da Saúde (ECOS). Estas são aportadas por instituições do SUS e instituições acadêmicas, democratizando, portanto, o acesso às fontes de informação no campo da saúde pública.

As Estações BVS permitem ao usuário acesso ao conteúdo total da BVS, com mais de 15 milhões de referências disponíveis, que dispõem de bases de dados nacionais e internacionais, como LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde) e MEDLINE (Literatura Internacional em Ciências da Saúde e Biomédica), a Biblioteca Cochrane, SciELO (Scientific Electronic Library Online), ScienTI (Rede Internacional de Fontes de Informação e Conhecimento para a Gestão da Ciência, Tecnologia e Inovação) e a base de dados Coleciona SUS (Coleção Nacional das Fontes de Informação do SUS).

As Estações BVS já estão presentes no Distrito Federal e em 24 Estados: Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Macapá, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins. A meta do Ministério da Saúde é que todos os 26 Estados sejam contemplados com pelo menos uma unidade da Estação.

Estações BVS crescem em níveis municipais

A partir de 2007, algumas novidades aconteceram no âmbito das Estações BVS. A demanda por informação em saúde de qualidade também possibilitou a expansão do modelo da BVS nos municípios, com o apoio das Secretarias Municipais de Saúde (SMS), naqueles Estados que já contavam com unidades em capitais por meio de apoio das Secretarias Estaduais de Saúde (SES).

Também aconteceram inaugurações de Estações BVS Psicologia, destinadas a profissionais, gestores e usuários em geral com interesse na área. O projeto de implantação da BVS-Psi deverá potencializar os conselhos regionais de psicologia como pólos de comunicação da Rede Biblioteca Virtual em Saúde no Brasil. A meta é ter estações em todas as 16 regiões que os conselhos abrangem no país até o fim de 2008.

Confira as inaugurações de Estações BVS mais recentes:

Municipais
– Boa Vista, Roraima: 22 de fevereiro de 2008
– Florianópolis, Santa Catarina, no Hospital Nereu Ramos: 13 de dezembro de 2007
– Araxá, Minas Gerais: 30 de outubro de 2007
– Vitória da Conquista, Bahia: 17 de outubro de 2007
– Muriaé, Minas Gerais: 5 de outubro de 2007
– Prado, Bahia: 20 de setembro de 2007
– Teixeira de Freitas, Bahia: 19 de setembro de 2007
– Salvador, Bahia, no Hospital Juliano Moreira: 27 de agosto de 2007

Estaduais
– Palmas, Tocantins: 27 de fevereiro de 2008
– Boa Vista, Roraima: 22 de fevereiro de 2008
– Porto Velho, Rondônia: 12 de setembro de 2007

Psicologia
– Estação BVS Psicologia em São Paulo: 21 de agosto de 2007
– Estação BVS Psicologia em Salvador: 27 de agosto de 2007

Para 2008, há previsão de outras três novas estações de âmbito Estadual no Amapá, Maranhão e Rio de Janeiro. Outras inaugurações acontecerão nos municípios de Campo Bom (RS) e Sobradinho (DF), além de duas estações em Brasília (DF) e duas em Manaus (AM).

Bahia multiplica Estações BVS e inaugura também BVS Psicologia

A Bahia está na frente na difusão do Modelo BVS com a implantação de quatro Estações municipais em Salvador, Teixeira de Freitas, Prado e Vitória da Conquista, todas inauguradas em 2007.

Também em Salvador há uma inovação na aplicação do modelo BVS com a inauguração da segunda Estação BVS Psicologia, em 24 de agosto. A Estação está localizada no Conselho Regional de Psicologia da 3ª Região, que compreende os Estados da Bahia e Sergipe, oferecendo informação de qualidade e específica para profissionais, gestores e usuários em geral com interesse na área.

Saiba mais sobre Estações BVS acessando: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/estacao/bvs.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.