No último dia 27 foi inaugurada a segunda unidade municipal da Estação Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), em Salvador. A cerimônia foi realizada na capital bahiana.
A iniciativa é uma cooperação entre Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (SESAB), Ministério da Saúde (MS) e Organização Pan-americana da Saúde (OPAS), por meio do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME). A solenidade contou com a presença de diversas autoridades estaduais e municipais de saúde da Bahia, um representante do Ministério da Saúde e representantes do Hospital Juliano Moreira, onde se instalou a BVS.
A Estação BVS é um componente da Rede de Bibliotecas e Unidades de Informação Cooperantes da Saúde (Rede BiblioSUS), que dissemina a produção editorial do Ministério e fomenta o debate, a interação, a pesquisa e a promoção da saúde.
Faz parte de uma política de informação em Saúde para a qualificação, promoção da eqüidade e valorização das secretarias estaduais e municipais de Saúde e para a consolidação da Rede BiblioSUS.
A implantação da Estação BVS já ocorreu em 23 estados: Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Macapá, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins,Rio Grande do Norte e Distrito Federal. A meta do Ministério da Saúde é que todos os estados sejam contemplados com pelo menos uma unidade da Estação até julho deste ano.