O município de Caratinga, em Minas Gerais, conquistou um grande marco no projeto Estação Biblioteca Virtual em Saúde (Estação BVS). No dia 23 de março foi inaugurada a primeira estação em instância municipal, em uma parceria do Centro Universitário de Caratinga, Ministério da Saúde e BIREME/OPAS/OMS.
O evento foi realizado no Auditório do Centro Universitário de Caratinga UNEC, local onde será abrigado o projeto. O público presente foi composto principalmente por professores e alunos da própria universidade e convidados da região.
Participaram da inauguração Marco Antonio Ferraz Junqueira, Secretário de Saúde e Vice-prefeito do Município de Caratinga, Antonio Fonseca Silva, reitor da UNEC, Eliane Santos, da Coordenação Geral de Documentação e Informação do Ministério da Saúde CGDI, Lafaiete da Silva Carvalho, Coordenador da Biblioteca da UNEC, Maria Imaculada Cardoso Sampaio, Diretora da Biblioteca do Instituto de Psicologia da USP e representante da BVS Psicologia, e Rosemeire Rocha Pinto, bibliotecária de Serviços Cooperativos de Informação (SCI) da BIREME.
Destacou-se a importância em democratizar e ampliar o acesso à informação para profissionais, estudantes, pesquisadores e gestores em saúde e a iniciativa da UNEC em promover este acesso com a Estação BVS.
Apresentações e cursos
Também foi feita uma apresentação do Portal da BVS Saúde Publica, com destaque para as fontes de informação disponíveis para os profissionais de saúde. O diferencial foi a apresentação da BVS-PSI que foi feita pela convidada Maria Imaculada.
Na seqüência foram ministrados três cursos de acordo com a solicitação da instituição: curso de acesso a BVS-PSI para os alunos de psicologia, pelo representante da mesma; cursos de acesso a BVS MS e BVS SP pela representante do MS; e curso dos recursos de pesquisa na BVS no auditório da instituição, por ter um número maior de participantes.
Sobre a Estação BVS
Por meio da Estação BVS o usuário pode navegar por mais de 13 milhões de referências disponíveis na BVS Saúde Pública Brasil, que dispõe de bases de dados nacionais e internacionais. O cidadão encontra, também, uma grande quantidade de informações institucionais como dicas em saúde, exposições virtuais e as principais políticas públicas e projetos de gestão da saúde pública no Brasil.
A implantação da Estação BVS já ocorreu em 20 estados: Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins e Distrito Federal. A meta do Ministério da Saúde é que todos os estados sejam contemplados com pelo menos uma unidade da Estação até julho deste ano.