O povo do Amapá está prestes a receber um importante instrumento para o exercício da cidadania. A partir de amanhã (19), os cidadãos do Estado poderão contar com a Estação Biblioteca Virtual em Saúde (Estação BVS). A 23ª unidade do projeto funcionará no Centro de Educação Profissional Graziela Reis de Souza, localizado na Av. Duque de Caxias, 06, Centro – Macapá (AP). A cerimônia de inauguração acontece às 9h, na Universidade Estadual do Amapá (Av. Presidente Vargas, 650, Centro, Macapá – AP).
A Estação Biblioteca Virtual em Saúde (Estação BVS) proporciona acesso livre e gratuito às informações geradas por instituições do Sistema Único de Saúde (SUS). O espaço de consultas se destina à população em geral, a gestores, pesquisadores, estudantes e profissionais de saúde.
Com a orientação de um profissional, os cidadãos podem navegar por 15 milhões de referências de consulta e conhecer melhor seus direitos e deveres como usuários do SUS, bem como a legislação vigente. Dicas em saúde, informações sobre a rede de atendimento do SUS, exposições virtuais, as principais políticas públicas e projetos de gestão da saúde pública no Brasil e a base Saúde Legis também estão disponíveis para consulta.
Além disso, a Estação BVS é um componente da Rede de Bibliotecas e Unidades de Informação Cooperantes da Saúde (Rede BiblioSUS), que dissemina a produção editorial do Ministério e fomenta o debate, a interação, a pesquisa e a promoção da saúde. A Rede BiblioSUS possui 1.057 centros cooperantes (unidades interligadas), sendo 10 do estado do Amapá.
Potencialização das SES – A Estação BVS faz parte de uma política de informação em Saúde para a qualificação, promoção da eqüidade e valorização das secretarias estaduais e municipais de Saúde e para a consolidação da Rede BiblioSUS.
A implantação da Estação BVS já ocorreu em 22 estados: Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins e Distrito Federal. A meta do Ministério da Saúde é que todos os estados sejam contemplados com pelo menos uma unidade da Estação até julho desse ano.
A Estação BVS do Estado do Amapá é uma iniciativa da SES-AP em parceria com o Ministério da Saúde e Organização Pan-americana da Saúde, por meio do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme/Opas). A solenidade de inauguração da Estação BVS-AP contará com a presença de representantes da SES-AP, do Ministério da Saúde, das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde e do Bireme/Opas.
Inauguração da Estação BVS no Amapá:
Data: 19/06/2007
Hora: 9h às 11h30
Local de instalação:
Centro de Educação Profissional Graziela Reis de Souza
Endereço: Av. Duque de Caxias, 06, Centro – Macapá (AP)
Local da inauguração:
Universidade Estadual do Amapá
Endereço: Av. Presidente Vargas, 650, Centro, Macapá (AP)
Mais informações:
Coordenação-Geral de Documentação e Informação do Ministério da Saúde
Assessoria de Comunicação
Tel: (61) 3315-2431 (Marcus Santos)
Fax: (61) 3321-3731