Com o objetivo de qualificar profissionais de nível superior que atuem na atenção primária de saúde do município do Rio de Janeiro, a ENSP, em parceria com Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMSDC-RJ), abriu inscrições para o curso de especialização em Saúde Pública até o dia 17/9. O curso, para profissionais que atuem nas áreas de promoção, vigilância e assistência básica à saúde no Estado do Rio, com o mínimo de um ano de vínculo com a SMSDC, oferece 105 vagas. Confira mais informações no edital disponível na Plataforma Siga Lato Sensu.
O curso tem o objetivo de capacitar o aluno para a análise da situação de saúde; avaliar as práticas de atenção em saúde e da gestão e buscar soluções criativas e originais para o funcionamento da rede local de serviços e; contribuir para a organização social, fortalecendo a participação da população na gestão do cuidado. Além disso, irá apresentar aos participantes o campo da saúde coletiva, desenvolvendo os conceitos estruturantes correspondentes às subáreas constitutivas, gerando competências gerais e específicas para a atuação como sanitarista. As inscrições estarão abertas até 17 de setembro e os candidatos devem preencher o formulário eletrônico de inscrição disponível na Plataforma Siga Lato Sensu, que deve ser impresso, assinado e encaminhado, via postal, juntamente com os documentos exigidos.
A estrutura curricular da especialização é constituída por cinco blocos temáticos, definidos como um conjunto de saberes não disciplinares que conformam um determinado contexto explicativo e/ou um dado recorte da realidade. Do total de cinco blocos, quatro contêm os grandes temas que constituem os desafios e perspectivas da Saúde Pública: O campo da Saúde Pública; Saúde, Ambiente e Sociedade; Políticas, Sistemas, Serviços e Prática de Saúde; Vigilância, Promoção da Saúde e Organização do Trabalho em Saúde. O quinto e último bloco é de caráter transversal constituído de metodologia da pesquisa e atividade de grupo de orientação pedagógica, suporte para a elaboração da monografia/trabalho de conclusão de curso.
As 105 vagas serão divididas em três turmas, que terão carga horária total de 490 horas e o curso será ministrado dois dias por semana, em horário integral. A seleção acontecerá em duas etapas: prova escrita, de caráter eliminatório, e entrevista, com caráter classificatório. A prova escrita está marcada para o dia 26/9 e as entrevistas acontecerão entre os dias 5 e 8 de outubro. O resultado final será publicado em 13/10 na Plataforma Siga e também será afixado no mural do Serviço de Gestão Acadêmica pelo número de inscrição do candidato. Vale lembrar que não serão fornecidas informações por telefone.