Especialistas debatem na Escola Nacional de Saúde Pública inovação e acesso a medicamentos

Unitaid: Inovação e Acesso a Medicamentos no Mundo em Desenvolvimento será o tema da palestra que o ex-diretor da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) e atual secretário executivo da Unitaid, Jorge Bermudez, irá proferir na ENSP, dia 17 de agosto, às 14 horas, no salão internacional. A Unitaid tem a missão de contribuir para a ampliação do acesso ao tratamento para HIV/Aids, malária e tuberculose, principalmente para pessoas em países de baixa renda. A conferência terá como debatedor o coordenador geral do Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Fundação Oswaldo Cruz (CDTS/Fiocruz), Carlos Morel. A atividade é coordenada pelo Núcleo de Assistência Farmacêutica da ENSP.
A Unitaid foi lançada na Assembléia Geral das Nações Unidas, em setembro de 2006, pelos cinco países fundadores: Chile, Brasil, Franca, Noruega e Reino Unido. Em seu primeiro ano de existência, a Unitaid conseguiu, entre muitas outras coisas, prover, em colaboração com a Fundação Clinton (Chai), tratamento para quase 100 mil novas crianças com aids em 40 países, com redução do custo do tratamento por paciente em mais de 45%; negociar compras de anti-retrovirais de segunda linha com descontos de 25% a 50%; e, em parceria com a OMS e com a Unicef, enviar 1,3 milhão de tratamentos contra malária à base de compostos de artemisina para o Burundi e a Libéria. Além disso, o fundo apóia o programa de pré-qualificação de medicamentos da OMS com o objetivo de assegurar a qualidade dos produtos distribuídos. 

Atualmente, recebe apoio e suporte de 27 países. Seu trabalho já é de grande relevância para a saúde mundial, com mais de 93 países recebendo produtos com recursos das ações desenvolvidas, além de atuar voltada para onde as demais organizações não oferecem cobertura. "Cabe ressaltar sua atuação em medicamentos pediátricos contra HIV/Aids, ARVs de segunda linha, medicamentos pediátricos para tuberculose e para TB-MDR (Multi-droga-resistente), além de derivados da Artemisina para a malária", informa o secretário-executivo.

Jorge Bermudez assumiu a secretaria executiva da Unitaid em julho de 2007, liderando uma equipe composta de 16 profissionais de dez diferentes nacionalidades. Segundo ele, a função do secretariado é implementar as ações aprovadas pelo Conselho Executivo e as operações diárias da organização. O Conselho Executivo da Unitaid é presidido por Philippe Douste-Blazy, ex-chanceler da França, e composto de representantes dos cinco países fundadores. Conta também com integrantes da União Africana, de países asiáticos representados pela Coréia e de membros de ONGs, além de comunidades que vivem com as doenças, da Fundação Gates e da OMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.