Brasília recebe, entre os dias 21 a 23 de outubro, o Seminário de Gestores sobre a Implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra. O evento é realizado pela Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP) do Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Apoio à Gestão Participativa (Dagep).
O seminário acontece no Hotel St. Peter, e está direcionado para gestores Estaduais e Municipais de Saúde, Comitês Técnicos de saúde da População Negra, Conselhos Estaduais e Nacional de Saúde, Movimentos Sociais, entre outros.
Cerca de 150 pessoas devem participar deste seminário, que tem a finalidade de estabelecer estratégias para a implementação da Política. A ideia é identificar ações exitosas de implementação da PNSIPN, fortalecer o controle social, fomentar e acompanhar ações dos Comitês Técnicos de Saúde da População Negra nos Estados e Municípios.
PNSIPN – A Política Nacional de Saúde Integral da População Negra foi instituída pela Portaria nº 992/2009 e sua implementação exige que esta seja percebida como instrumento transversal e interseccional, que perpassa por diversos contextos históricos hierarquizados por raça, gênero e classe, como é o caso da promoção de equidade em saúde no Brasil.
A Política Nacional de Saúde Integral da População Negra tem por marca o reconhecimento do racismo, das desigualdades étnico-raciais e do racismo institucional como determinantes sociais das condições de saúde desta população, com vistas à promoção da equidade em saúde.
Serviço:
Seminário de Gestoras/es sobre a Implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra
Quando: 21/10 a 23/10
Horário: Das 09h às 18h
Onde: Hotel St. Peter – Setor Hoteleiro Sul, Quadra 02 – Bloco D – Brasília/DF
Telefone: (61) 3217-2700