A Coordenação de Educação a Distância da ENSP, que, em 2013, completa 15 anos de atuação, foi homenageada no XIX Congresso Internacional de Educação a Distância promovido pela Associação Brasileira de EAD (Abed). A Educação a Distância da Escola recebeu um troféu de excelência pela sua colaboração na implementação de políticas públicas de saúde para o país e pela formação de grandes contingentes de profissionais ligados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Durante o encontro, Elomar Barilli, da equipe EAD/ENSP, fez uma apresentação especial, cujo tema foi a leitura sobre a formação profissional reflexiva e permanente e seus aspectos teóricos, políticos e práticos. A coordenadora da EAD/ENSP, Lucia Dupret, esteve no encontro e recebeu o troféu.
Durante a entrega, Lucia Dupret, que substituiu o diretor da ENSP, Hermano Castro, no momento da premiação, comentou que a EAD/ENSP é uma iniciativa estratégica de formação e qualificação em saúde e oferece oportunidades de alto nível aos profissionais de forma integrada ao seu processo de trabalho, visando colaborar para a construção e consolidação do Sistema Único de Saúde com mais eficácia, eficiência e equidade. ?Ao longo de mais de uma década, colaboramos com o SUS por meio da formação de trabalhadores do setor em seus diversos níveis, colocando a modalidade a distância como uma estratégica para a implementação das políticas públicas de saúde?, disse ela.
A principal linha pedagógica da EAD/ENSP favorece uma postura crítica, descentralizadora e participativa, no sentido de aproximação à realidade local, vivenciada pelos seus alunos/profissionais com competências técnico-gerenciais. ?Desse modoj?, disse Lúcia, ?buscamos estabelecer uma relação mais informal, voltada para a participação ativa do aluno. Para tanto, buscamos personalizar os estudos com casos, relatos de experiências, exemplos contextualizados em termos geográficos (urbano-regional) e conceituais para embasá-los cientificamente?.
A EAD/ENSP
Seus números perfazem um total de 80 mil alunos matriculados, 40 mil alunos já formados e 2.500 mil professores que desenvolveram ou desenvolvem docência em todos os estados brasileiros e em mais de 4 mil municípios.
Lucia ressaltou que, hoje, a EAD/ENSP também participa de parcerias internacionais para além da oferta de cursos, compartilhando suas metodologias de construção, aplicação e gestão de ensino e tecnologias educacionais para a educação em saúde com países como a África, Portugal e outros ligados ao Mercosul, constituindo-se como centro de inovação pedagógica e de tecnologias educacionais em saúde pública do Brasil.