A Índia tem visto um aumento muito forte nos casos de covid-19 nos últimos dias e vive uma situação de colapso, com hospitais na capital e em todo o país recusando pacientes após ficarem sem oxigênio e leitos.
As ambulâncias equipadas com oxigênio são escassas e tem sido difícil para as famílias conseguirem transportar pacientes para hospitais, mesmo que encontrem um leito.
A situação é particularmente aguda na capital, Delhi, onde pessoas morrem em hospitais por falta de oxigênio.
O país registrou um recorde global de novos casos pelo quinto dia consecutivo. Foram 320 mil novos casos de infecção nesta terça (27) e o número de mortos se aproxima de 200 mil.
Crematórios também lutam para dar conta
O efeito devastador é evidente nas imagens que chegam dos crematórios de todo o país.
Famílias angustiadas esperam horas para realizar cerimônia de despedida e há cremações em massa enquanto as cidades ficam sem espaço para homenagear os mortos.
Jornalistas em várias cidades contestaram números oficiais, muitas vezes depois de passar dias fora dos crematórios para contar os mortos.
Estimativas sugerem que as mortes estão subnotificadas e em algumas cidades são dez vezes maiores do que o que está sendo relatado.
A BBC Gujarat informou na semana passada que um crematório na cidade de Surat estava funcionando há tanto tempo que o calor começou a derreter parte de sua chaminé. Mas as autoridades ainda não revisaram os números.