Planejar ações nacionais na área da saúde para as Copas das Confederações e do Mundo é um dos objetivos da Câmara Temática da Saúde para a Copa do Mundo. A Câmara é coordenada pelo Ministério da Saúde e faz a interlocução com as 12 cidades e os estados onde serão realizados os jogos. Uma das ações em saúde pensadas para o período é a prevenção das DST/aidse hepatites virais. O coordenador-geral de Vigilância e Respostas às Emergências em Saúde Pública, Wanderson de Oliveira, conta que o objetivo é aproveitar os eventos de massa para aumentar o acesso da população às testagens nos postos do Fique Sabendo e Quero Saber.
“Estes postos são estratégias para facilitar a testagem, o reconhecimento da sua situação em relação as doenças sexualmente transmissíveis e a sífilis, visando identificar e orientar as pessoas além de fornecer os preservativos, dar orientação sobre o comportamento seguro e cuidados gerais de saúde. Então, nós vamos aproveitar os eventos de massa para aumentar o acesso à população”, explica Wanderson de Oliveira.
O teste rápido é feito de uma forma muito simples. Depende apenas da retirada de uma gota de sangue do dedo. E o resultado sai bem rápido. Em até 30 minutos, a pessoa já sabe se está contaminada com o vírus da aids, sífilis ou hepatites B e C. O teste rápido Fique Sabendo é oferecido pelo Ministério da Saúde durante todo o ano. Para fazer o teste, basta procurar por um dos 500 Centros de Testagem e Aconselhamento espalhados pelo Brasil.