O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançou edital, com investimentos de R$ 50 milhões, para promover a consolidação e o fortalecimento da pós-graduação brasileira.
Segundo o CNPq, o público-alvo são orientadores vinculados a programas de pós-graduação stricto sensu de instituições de ensino e pesquisa brasileiras, que devem apresentar propostas de projetos de bolsas de mestrado ou de doutorado.
Como o objetivo é investir na disseminação de recursos humanos para a ciência, a tecnologia e a inovação do Brasil, a agência de fomento investirá na formação dos novos mestres e doutores em áreas consideradas estratégicas e de extrema necessidade para o desenvolvimento nacional.
Os recursos, provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e do CNPq, serão distribuídos em R$ 25 milhões para a primeira chamada, e o restante para a segunda chamada.
Seguindo o Plano de Ação 2007-2010 de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional, as propostas deverão privilegiar áreas estratégicas que envolvem ciências exatas e da terra, engenharias, ciências agrárias, ciências da saúde e outras áreas interdisciplinares como Mar e Antártica e Trauma, violência e segurança pública.
O recebimento das propostas será dividido em duas chamadas. Na primeira, os pesquisadores poderão enviar projetos até 31 de janeiro de 2008, a divulgação dos resultados será feita a partir de 20 de fevereiro e as contratações dos projetos estão previstas para março de 2008.
A segunda chamada receberá as propostas de 10 de março a 15 de maio de 2008. Os resultados estão previstos para a segunda quinzena de junho e a implementação e vigência das bolsas ocorrerão a partir de agosto de 2008.
Para mais informação acesse: www.cnpq.br/editais/ct/2007/027.htm