O Cristo Redentor foi iluminado de azul e dourado na noite de quinta-feira (25/4), em uma cerimônia que celebrou os 100 anos do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), completados nesta sexta-feira (26/4). O evento também celebrou uma parceria inédita, na qual profissionais do IFF vão levar informação e orientação sobre saúde materno-infantil às mulheres assistidas pelos programas sociais do Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor. Assim como o Cristo Redentor, o Instituto está de braços abertos para seguir com a sua missão de promover saúde para mulheres, crianças e adolescentes e fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS).
“Nosso agradecimento a todas e todos que fazem parte da nossa história. Somos patrimônio do SUS, do Rio de Janeiro, do povo brasileiro e estamos muito felizes com esta parceria. Vida longa ao IFF/Fiocruz”, disse o diretor do Instituto, Antônio Flávio Meirelles, acrescentando que estava profundamente emocionado. Ele saudou a presença, no evento, do presidente da Fiocruz, Mario Moreira, do vice-presidente de Atenção, Ambiente e Promoção da Saúde, Hermano Castro, e de dirigentes e profissionais de diversos setores do Instituto. Meirelles também agradeceu a equipe do Santuário pelo acolhimento.
Mario Moreira afirmou que o IFF é um orgulho para a Fiocruz, com uma trajetória não apenas de excelência na saúde e na ciência, mas também com uma coleção de belas histórias no atendimento de mulheres e seus filhos. “Este evento consagra uma efeméride importante, que reconhece o trabalho de todos no IFF e seus exemplos diários de acolhimento e cuidado”, frisou. O padre Ramon Nascimento disse que o IFF presta um serviço de extrema importância e que a parceria entre as duas instituições é um marco e uma grande alegria. “Hoje o Cristo desce do Corcovado para abraçar os profissionais do IFF, que tanto fazem pela saúde pública, em especial das pessoas mais vulneráveis”, ressaltou.
O projeto Ser Mulher, do Santuário Cristo Redentor, tem como principal objetivo reabilitar mulheres em vulnerabilidade social. Ele acolhe e presta atendimento assistencial a gestantes em situação de risco social e/ou emocional, por meio de orientação em cuidado com a saúde materno-infantil. Para a coordenadora do Cristo Sustentável, setor responsável pelas ações sociais do Santuário, Silvia Gonzaga, a parceria firmada entre Cristo Redentor e IFF/Fiocruz vai possibilitar a realização de oficinas, aulas e palestras durante um ano, para as mulheres que fazem parte do projeto.
“O Ser Mulher Gestante, que há mais de uma década acolhe e assiste mulheres grávidas em cenários desafiadores, encontra no Instituto Fernandes Figueira um aliado de peso para expandir seus horizontes de cuidado e suporte. Essa parceria é mais do que uma colaboração institucional. É uma oportunidade de oferecer um atendimento de qualidade para gestantes que tanto necessitam”, destacou Silvia.
100 anos do Instituto Fernandes Figueira
O Instituto Nacional de Saúde da Mulher da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) está comemorando 100 anos de serviços dedicados aos cuidados materno-infantil, destacando-se como referência na história da saúde pública brasileira. Fundado em 1924, o Instituto surgiu da necessidade de oferecer assistência médica especializada às crianças.
Desde então, o IFF/Fiocruz tem como missão promover o bem-estar e o desenvolvimento saudável de mães e crianças, consolidando-se ao longo dos anos como um centro de excelência em pesquisa, ensino e assistência médica. Suas contribuições abrangem setores da saúde como pediatria, saúde materno-infantil e dos adolescentes, aleitamento materno, entre outras, com destaque para suas iniciativas pioneiras na área de neonatologia e cuidados intensivos pediátricos.
Ao longo de sua história o Instituto tem sido um importante agente de transformação social, promovendo políticas públicas voltadas para a proteção e o desenvolvimento da infância. Sua atuação integrada com a Fiocruz fortaleceu ainda mais seu papel como instituição de referência no campo da pesquisa clínica, contribuindo para o avanço do conhecimento científico e para a melhoria da qualidade de vida de milhares de famílias em todo o país. Neste ano do centenário, o IFF/Fiocruz celebra não apenas suas conquistas passadas, mas também reafirma seu compromisso com a promoção da saúde materno-infantil e com a construção de um futuro mais justo e saudável para todas as crianças, adolescentes e mulheres brasileiras.