Brasília recebe Seminário de Boas Práticas no Controle da Tuberculose

O II Seminário de Boas Práticas no Controle da Tuberculose e Enfrentamento das Vulnerabilidades e Coinfecções junto a População em Situação de Rua ocorrerá pela segunda vez em Brasília, nesta quarta (18) e quinta-feira (19). O evento tem o objetivo de discutir ações de saúde para a população em situação de rua, tratando de fatores relacionados à saúde e também à assistência social.

De acordo com o Coordenador do Programa Nacional de Controle da Tuberculose no Ministério da Saúde, o médico Draurio Barreira, o seminário será importante para que sejam trabalhadas estratégias de enfretamento da tuberculose em populações mais vulneráveis. “Pessoas em situação de rua, pessoas privadas da sua liberdade, pessoas com HIV e a população indígena têm mais chances de serem infectadas com tuberculose”, explica.

Ainda segundo o coordenador, mais do que qualquer outra doença e agravo na saúde, a tuberculose prevalece nessa população. O seminário será importante para dar visibilidade para a população em situação de rua e divulgar aos gestores as políticas de saúde e assistência social para essa população. Para ele, o seminário terá articulação em diversos setores, como saúde, assistência social, direitos humanos, saúde mental e atenção básica. “Será um meio de articular as práticas e ações voltadas para a população. Esses profissionais de diversos setores estarão em contato e trocarão experiências”, completa Barreira.

O seminário contará com a presença de Coordenadores dos Programas de Tuberculose, Aids, Hepatites, Atenção Básica, Assistência Social, representantes dos Conselhos de estado e capital de saúde e do Movimento Nacional de População em Situação de Rua. Estarão presentes participantes de vários estados, como Ceará, Pernambuco, Goiás, Amapá, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Bahia e Minas Gerais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.