Brasil e OPAS/OMS efetuam cooperação em sistema para o monitoramento de emergências em saúde

O Ministério da Saúde do Brasil a a OPAS/OMS assinaram na sede da OPAS em Washington, D.C. um acordo  de cooperação técnica sobre a adaptação e implementação do sistema de informação para o monitoramento de emergências de saúde pública, conhecido como SIME.

Pelo Brasil, assinou o acordo o Senhor Ministro da Saúde, Dr. José Gomes Temporão. A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) foi representada por sua Diretora, a Dra. Mirta Roses Periago.

Os principais objetivos do acordo são:

Produzir uma versão do SIME adaptada para seu uso nas Américas, e apoiar a utilização do sistema em nível nacional por parte dos Estados Membros da OPAS/OMS.

Objetivos estes inseridos  nas prioridades geográficas, baseadas na política externa brasileira e nas parcerias estratégicas com relação ao tema da saúde na cooperação entre o Brasil e os demais países em desenvolvimento, denominada Cooperação Sul-Sul em saúde,  tendo como marco referencial da iniciativa  o fortalecimento de alianças com outros países em prol de sistemas públicos, universais e equitativos.

Foto de David Spitz (OPAS/OMS)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.